Atualizado em 2018. Esta foi a terceira vez que fui para Trancoso, mas a primeira que vou como mãe, com filho. Como o Pedro foi viajar com meus pais, foi a primeira vez que a Luiza foi filha única. A viagem foi uma delícia. A passagem foi de milhas (reduzidas). Ficamos no Hotel Capim Santo. O hotel é suuuuper charmoso, são poucos quartos (acho que 16) e é conhecido pelo também pelo restaurante (tanto de Trancoso como de SP). Ficamos no quarto mais barato, e mesmo assim adoramos. Foi SUPER aprovado. Acho que os mosquiteiros dão muito charme rsrsrs. O quarto é bem espaçoso então o bercinho da Luiza não atrapalhou em nada. Acredito que cabe mais uma cama (caso a gente leve o Pedro) tranquilamente.
O hotel fica no QUADRADO: o lugar bacana de Trancoso: para quem não sabe o quadrado é um grande gramado verde cercado de casinhas coloridas (lojinhas descoladas e restaurantes gostosos e caros) com uma igrejinha na ponta. Depois dela, um grande penhasco e o mar. Já vi a lua nascendo ali, é uma das cenas mais lindas que você pode ver na vida.
O inconveniente é que a praia fica… lá em baixo. Tem que andar bastantinho. Mas foi muuuuuito tranquilo. Depois de descer o morro, você passa pelo mangue e chega na areia. De lá tem ainda mais uma andada até as barracas de praia. Só que nos recomendaram uma barraca que era ainda maaaaiiis longe, chama Pé na Praia. A música lá era bem mais do meu estilo. Além disto o banheiro era IMPECÁVEL, tinha ducha para tirar a água de sal e um parquinho rústico, de madeira para as crianças. Andamos quase 2 km e digo que valeu a pena. A Luiza parava de vez em quando pra fazer um castelinho na areia e se distrair. Caminhamos com calma, sem pressa.
Na volta para casa tivemos sorte, uma família simpática que estava de carro nos ofereceu carona (2 dias). No último dia amanheceu chovendinho e fomos mais tarde para praia, então ficamos nas barracas na praia de coqueiros mesmo. As duas vantagens destas barracas são que elas ficam mais perto e que o mar é beeeeem calminho. A estrutura também é bem completa. Eu comprei um kit de baldinho e pazinha ali mesmo por R$ 10.
Onde comer em Trancoso
Umas das grandes atrações de Trancoso é a comida. Comemos muito bem todos os dias. Em alguns restaurantes achei o preço salgado demais. Como eram todos muito bonitinhos, fomos cada dia em um. Mas a Luiza só comia peixinho com arroz, então levamos ela no mais barato que encontramos (chamado Silvana, bem no meio do quadrado) antes de escolhermos onde nós jantaríamos. Aliás, comemos um bobó de camarão MUITO gostoso lá.
Comemos também no Restaurante do Cacau, no Capim Santo (do hotel) e no Cantinho Doce. Também gostei muito da decoração do Il Mercatto, mas não cheguei a comer lá!
Não posso esquecer de falar da sorveteria do Andreas, a Luiza AMOU o sorvete de pistache (isto é normal??? o Pedro também adora, será que é porque o sorvete é verde???)
Pelas lojinhas do quadrado (Osklen, Carmin, Lenny) dá pra ter uma ideia do publico que frequenta o local, também tem muitas lojas com designer locais. Comprei um vestidinho muito legal para Luiza usar no aniversário de 2 anos lá (se ela não crescer demais).
Minha dica final é a Camila, a babá que ficou com a Luiza enquanto eu e o nuno ficamos tomando caipirinha no QUADRADO. A Luiza se sentiu super bem com ela, elas ficaram montando quebra-cabeças e depois que a Luiza dormiu, ela ficou cuidando para ver se ela não acordava.
Como chegar: O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, onde chegam aviões de várias cidades diariamente em todos os horários possíveis e imagináveis. De lá, leva uma hora de carro (ônibus ou van), é possível ir por duas estradas, por uma delas é necessário pegar uma balsa (é bom prestar atenção nos horários). Trancoso fica depois de Arraial d’ajuda.
Onde ficar: Fora os hotéis do QUADRADO há MUITAS outras opções de hotéis na praia, a maioria é paradisíaco (como o Etnia e o Estrela d’água), mas são caros, já vou avisando…
Não deixe de conhecer as praias Rio da Barra e Espelho que ficam próximas!!! Leia sobre elas: As Melhores Viagens com crianças: Porto Seguro
Outros posts sobre a região
- As melhores praias da Bahia com crianças
- As Melhores Viagens com crianças: Porto Seguro
- As melhores viagens com crianças: Cumuruxatiba
- Hotel em Porto Seguro com crianças
- Porto Seguro Eco Bahia
- As melhores Viagens com Crianças: Caraiva
- Todos os cantos e encantos da Bahia
- As Melhores Viagens com crianças: Taipu de Fora
ô coisa boa…
tô eu aqui precisada de uma “praia e caipirinha”.
adorei opost, super completo.
e a Luiza??????
que gatinha!!!!
bjocas
que delícia! luli coisa mais linda, como sempre. estou gostando do cabelo dela mais compridinho. vou deixar o meu crescer também pro verao pra gnte combinar.
vou mostrar as fotos e contar tudo pro dan, ele vai ficar louco pra ir, hehe.
ainda tenho a lsita de coisas pra conversar! 🙂
beijo
É, acho que vamos ter que nos encontrar em NY para colocar o papo em dia mesmo!
adorei tudo, gosto muito de trancoso.
mas cá entre nós: por onde vcs descolaram aquela santa camila viabilizadora de caipirinhas?!
A Camila foi ótima! O proprio hotel nos indicou e ela é super de confiança deles!
Oi Patrícia
Deu a maior vontade de ir.. Minha enteada mora em Salvador e ainda não conhece. Vcs sempre o berço portátil da Luisa ou pediram um pro hotel? O Davi ainda dorme em berço em casa, mas na nossa última viagem, como o hotel tinha 2 camas enormes, ele acabou dormindo em uma. Acho que ele não fica mais confortável no berço desmontável.
Bom, esse trelelê todo é pra perguntar se no Capim Santo, vc pode reservar um quarto duplo e pedir uma cama extra…
bjs e obrigada por partilhar suas dicas conosco
Eles tem cama extra ou berço, basta avisar antes! Desta vez só precisamos de berço mas cheguei a perguntar se caberia o berço E a cama extra e eles me disseram que sim!!
Pati, que delicia, adorei as fotos e tooodas as dicas.
Bjão e boa semana
Ana
Eu não sei se me aventuro a viajar com os pequenos assim tão pequenos, mas adorei as dicas. Acho a Luiza uma fofa de menina e que fotos lindas que ela tira. E esse cabelo?!?! Sou doida por cabelos de menininhas e justo a minha não tem essa cabeleira toda. Beijos
Pati,
A luiza ta muito princesa!!!! Beijo
QUE DELÍCIA! Não conheço o lugar, mas deve ser o máximo. Ando sonhando com uma praia assim e a família toda junta.
beijos
Alexanra
http://www.destemperadinhos
Oi!
Descobri o blog agora e estou adorando!
Parabéns!
A sua filhota é linda!
só pra constar…
seu pitacos, consehos, xeretices e afins são mega bem vindos.
bjo bjo bjo
Oi Pati,
nossa, bateu uma saudade do quadrado! Ai, ai, passei ótimos momentos em Trancosa, Arraial d’Ajuda e Porto Seguro. Preciso voltar lá com as meninas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
[…] já fui para Porto Seguro, comi um bobó de camarão inesquecível em Cabralia, sou apaixonada por Trancoso. Adorei as trilhas e as praias de Itacaré e Canavieiras. Acho Morro de São Paulo uma das praias […]
[…] que tem a mesma idade que ele e eles se deram super bem. Alguns anos antes, fizemos uma viagem para Trancoso onde só levamos a Luiza. Foi a primeira vez que ela foi a “filha […]
[…] TRANCOSO […]
Olá! Muito bacana o seu blog, que se tornou uma fonte de pesquisa constante.
Me tire uma dúvida, com que idade a sua pequena foi pra Trancoso com vocês?
Em maio, meu moleque vai estar com um ano e quatro meses e estamos planejando dar uma chegada nesse beleza de praia.
Obrigado.
Paulo
Oi Paulo, ela tinha 1 anos e 10 meses!. Você vai adorar a viagem. Trancoso, sem dúvidas, é um dos melhores destinos do Brasil!!!
Obrigado, Patricia! Já estou vendo a pousada e provavelmente iremos pra lá.
Boa noite. Estou indo no fim do mês pra trancoso com meu pequeno de 4 anos….onde consigo o contato da babá?
Oi! Eu pedi no próprio hotel Capim Santo! Você tentou no hotel?
Olá! Ótima noite!
Adorei as dicas!! Estamos indo para um casamento lá e vamos levar o bebê de 1 aninho!! Gostaria de saber sobre essa babá que contratou! Fez contato por algum concierge? Ou contratou direto lá? Foi indicação do hotel? Tem o contato?
Obrigada!
Oi, contratei no próprio hotel. Não fiquei com o contato dela. Você já sabe onde vai se hospedar? Pergunta se eles tem indicação… ou se for o caso pode até ligar no Capim Santo. Como tem muito casamento em Trancoso, acredito que muita gente precise de babá. beijos e boa festa!