Praticamente desconhecido entre turistas, mas queridinho das famílias inglesas, o National Trust é uma das iniciativas mais legais do Reino Unido. É uma organização que preserva casas antigas, transformando-as em museus para visitação. O English Heritage é bem parecido, a diferença é que eles cuidam de castelos e monumentos também (por exemplo, o Stonehenge). E é um ótimo programa para fazer com crianças, as casas tem desde jardins para picnics, playground e atividades como cuidar de plantas para os pequenos!
Cada propriedade tem uma história diferente – algumas são antigas, outras são modernas. A maioria tem cafés e lojinhas. Várias tem jardins que também são abertos a visitação e estão espalhadas pelo país inteiro! Para visitar cada propriedade, paga-se uma entrada, ou você pode virar membro por um ano e todas as entradas são de graça.
Para os ingleses, se tornar membro da National Trust é um rito de passagem na vida adulta – você casa, tem filhos e vira membro da National Trust. Atualmente, há 4.2 MILHÕES de membros! As casas estão sempre cheias de famílias com filhos de todas as idades e por causa disso, a infraestrutura é sempre ótima. Eles oferecem atividades especiais para crianças, estacionamento de carrinhos, acesso fácil para cadeirantes, banheiros com trocadores (masculinos e femininos), alguns tem área para amamentação e as cafeterias sempre tem opções de lanches, refeições ou chá da tarde para todas as idades. Algumas das casas até emprestam slings ou cangurus!
Eu conheci o National Trust e English Heritage porque meu marido é inglês. Nós começamos a ir quando ainda éramos namorados e no dia das mães inglês (que este ano caiu dia 6 de Março) fomos pela primeira vez com o nosso filho de 6 semanas! Neste post vou dar a dica das 5 melhores propriedades da National Trust e English Heritage em Londres e arredores, mas se quiser ver todas as opções (são mais de 200 no National Trust e mais de 400 no English Heritage!), visite os sites.
1. Ham House – 1610
Onde fica: em Richmond, sudoeste de Londres
Como chegar: metrô ou trem até a estação de Richmond (District Line) e ônibus 371 até Ham Street
Por que ir? A casa é linda e já foi locação de vários filmes (Anna Karenina, Não Me Abandone Jamais, John Carter). Tem obras de arte em todas as paredes e foi residência de príncipes, duques e cavaleiros reais. O jardim é enorme e tem um café super simpático. Quem quiser economizar ou fazer um passeio diferente, dá pra fazer piquenique no jardim. A casa fica à beira do rio Tâmisa – depois do passeio, dá pra passear na trilha que fica na margem do rio ou pegar uma pequena balsa para o outro lado.
2. Casa do Charles Darwin – 1838
Onde fica: Downe, sudeste de Londres.
Como chegar: trem até Bromley South e ônibus 146 até o ponto final ou trem até Orpington e ônibus R8 até ponto final. Ambos trens saem da estação de Victoria.
Por que ir? A casa de Darwin é uma aula de história, geografia e ciência! Tem várias salas contando a história de vida e do trabalho de Darwin. Os passarinhos de Galápagos estão lá, e muitos de seus diários de viagem estão expostos. Tem até uma parte com as histórias de quando ele visitou a Bahia e Rio de Janeiro. Imperdível! Tem um jardim lindo com uma estufa em que as crianças podem ajudar a cuidar das plantas. O restaurante/café tem vários sanduíches, bolos e lanchinhos. No piso superior, tem um quarto com fantasias para os pequenos brincarem.
3. Ingtham Mote (pronuncia “áiten mout”) – 1320
Onde fica: em Kent, ao sul de Londres.
Como chegar: trem de Victoria até Tonbridge, ônibus 222 até Back Lane. Ou um taxi de Tonbridge (£5-£10).
Por que ir? É uma casa de 1320 com um fosso cheio de água e um pátio interior. Tem várias atividades para as crianças em cada cômodo, um jardim super bacana e um restaurante grande que oferece lanches, chá da tarde e refeições completas. Tem um bosque ao redor para caminhadas e espaço para piquenique.
4. Eltham Palace – 1305
Onde fica: em Greenwich, sudoeste de Londres.
Como chegar: trem de Victoria até Eltham.
Por que ir? A mansão é originalmente de 1305, mas 1933 um casal de aritocratas reformou os interiores e decorou a casa inteira no estilo arte déco. Nos jardins, tem um parquinho incrível para as crianças, novinho em folha! A lanchonete também é ótima.
5. Eastbury Manor House – 1570
Onde fica: entre Barking e Dagenham, leste de Londres.
Como chegar: metrô até Upney, na District Line.
Por que ir? É fácil de chegar (fica pertinho da estação de metrô) e tem várias atividades especiais para crianças na casa e nos jardins – uma vez por mês eles tem Family Funday, com workshops e brincadeiras pra família inteira. A casa foi construída na época da Rainha Elizabeth I – a rainha do Shakespeare. Diz a lenda que Guy Fawkes (aquele do V de Vingança) se escondeu lá depois de tentar explodir o Parlamento britânico! O café é ok, não é tão especial como os outros.
Veja mais dicas de Londres no guia Londres e Paris Com Crianças e aqui:
Londres Com Crianças: Museu Da Ciência (Science Museum)