Nossa viagem em família de motorhome nas Highlands nas férias de julho durou uma semana e superou todas as expectativas. Viajar de motorhome é viciante! Nossa primeira experiência foi nas montanhas rochosas, no Canadá. Desta vez, o destino escolhido foram as Highlands, na Escócia (Reino Unido). Nosso grupo tinha 11 pessoas, sendo 2 bebês de 2 anos, 2 crianças (9 e 14 anos) e 5 adultos. Como da outra vez, precisamos alugar 2 motorhomes!
A principal diferença é que na Escócia a mão é inglesa, ou seja, a direção estava do outro lado!!!
A viagem foi muito divertida, conseguimos ver muitos lugares bonitos sem correria ou sufoco. Os primeiros dias são de adaptação às estradas, o local das coisas, horários e campgrounds. Depois que ficamos íntimos dos detalhes, fica cada vez melhor! Tivemos muita sorte com o tempo, pegamos alguns dicas de céu azul e calor!
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”Escocia,inicio” theme=”card-large” coupon=”viajocomfilhos5″ show_logo=”true”/]
Como é viajar de motorhome nas Highlands
Alugamos os motorhomes através da empresa UnbeatableHire Limited. Os dois motorhomes eram grandes, para 6 pessoas cada. Para dormir a estrutura era:
• uma cama de casal em cima da cabine do motorista (um pouco claustrofóbica porque é baixa)
• 2 camas de beliche na parte traseira (com um cortina para dar privacidade)
• 2 camas que são montadas onde fica a mesa durante o dia (um pouco curtas para quem é muito alto).
Os veículos era um pouco menores do que o que alugamos no Canadá, mas o banheiro era maior. Tinha até um box com um “banco” para sentar (pequeno, claro)! O sistema de água, luz e aquecimento era parecido. O esgoto era bem diferente, era preciso esvaziar uma espécie de galão.
Os campings (campgrounds) tem paisagens lindas, banheiros bons com chuveiros quentes e bastante espaço. Fizemos reservas em alguns, quando sabíamos que chegaríamos tarde para evitar imprevistos.
Highlands, Escócia
A região das Highlands (terras altas), na Escócia, é uma região com paisagens muito bonitas, com despenhadeiros, montanhas, lagos e castelos medievais. A trilha da gaita de fole, os quilts dos homens e as construções, fazem a gente se sentir em outro tempo (acho que eu fui meio influenciada pelo seriado Outlander que vi antes da viagem).
Muita gente conhece a região em viagens bem rápidas, bate e volta a partir de Glasgow ou de Edimburgo. Sinceramente, acho que vale a pena reservar pelo menos 4 ou 5 dias para poder aproveitar bem. Principalmente quem esta viajando com crianças!!!
Alguns destaques da região das Highlands (vou fazer um post com roteiro detalhado):
• Fort William e de onde sai o trem (steam) do Harry Potter
• A ilha de Skye e Portree (acho que foi o ponto alto da viagem)
• Quiraing (uma paisagem de tirar o fôlego)
• Kilt Rock
• o Castelo de Eilean Donan
• Castelo de Urquhart (as crianças se divertiram muito)
• Inverness
• A pequena e simpática cidade de Pitlochry
Algumas questões importantes sobre motorhome nas Highlands:
As estradas são boas e bem sinalizadas mas em muitos momentos ela é bastante estreita (não são highways com pita dupla). Sentimos um pouco e dificuldade de estacionar em dois castelos pois o estacionamento (gratuito) estava lotado e precisamos estacionar na beira da estrada – um pouco complicado e esquisito.
Em Inverness tivemos bastante dificuldade de estacionar, depois de algum tempo nos “debatendo” paramos no Morrisons (onde aproveitamos para fazer comprinhas).
Não tivemos dificuldade em encontrar mercados para nos abastecer de frutas e itens para o café da manhã.
Cozinhamos bastante no motorhome (porque gostamos mas também porque a libra estava muito alta!!!). O fogão e o forno eram bons e não faltaram panelas, pratos, talheres, copos e xícaras. Tinha até ralador de queijo (provavelmente alguém deixou). A geladeira era grande e o freezer pequeno.
Viajamos na alta estação, quando as tarifas são mais altas e a concorrência é grande. Tivemos um pouco e dificuldade na hora de fazer a locação dos motorhomes pois muitos sites já não tinham mais disponibilidade. Felizmente conseguimos! Mas tivemos vários pequenos problemas com os motorhomes: a porta da geladeira não fechava bem, o aquecimento do outro não funcionava (sorte que era verão), a porta não trancava direito.
Ficou com vontade de viajar de motorhome? Leia mais sobre outros destinos e nossa experiência:
- Nosso Roteiro nas Highlands (Escócia)
- Como é viajar de motorhome
- Califórnia de motorhome com crianças
- Viagem de Motorhome no Canadá
Oi Patricia, tudo bem?
Me tira uma dúvida se possível… onde pesquiso que cidades da Escócia possuem camping para estacionar o motorhome e também a média de preços?
Obrigada!
Diane
Oi, a gente costuma ir nos orgãos de turismo da cidades. Geralmente as cidades são pequenas e o centro de informações é bem central e funciona super bem, ajudam na reserva, tem folhetos e recomendações.
De qualquer maneira, encontrei este site: https://www.pitchup.com/campsites/Scotland/?gclid=Cj0KCQiA7OnxBRCNARIsAIW53B_xDV_nXwy0xgaIvvrj8bLtH6zf2VB0UI7NGGMxMwsCUpEMnA1B5IoaAsNeEALw_wcB
Olá Patricia, poderia me dizer sobre a questão do abastecimento? os Motorhomes eram a diesel? e sabe qual a média de valor do combustível na Escócia?