Roteiro para a Patagônia de carro
Curitiba – Chapecó* – Uruguaiana – Trenque Lauquen – Neuquem – Villarica (Pucon)
O que vocês visitaram na Patagônia?
O que mais gostaram? Quais os highlights?
• Pucon – Vilarica
Ficamos hospedados em Villarica (pertinho de Pucon), que fica na beira de um lago. Tem uma cidadezinha simpática com lojinhas e restaurantes. Tudo gira ao redor do vulcão de Villarica: é possível fazer caminhadas, subir no vulcão, no lago há esportes aquáticos, trilhas, passeios a cavalo, etc.
• San Martin de Los Andes – Bariloche
Bariloche já é Patagônia, tem bastante estrutura urbana e ao mesmo tempo muitas atrações em meio a natureza: mirantes, lagos, caminhada, teleféricos e neve mesmo no verão no alto das montanhas.
A estrada entre San Martin de Los Andes e Bariloche é muito bonita, cheia de lagos e lugares para parar e admirar o visual. Um pouco para baixo de San Martin de Los Andes é uma região que lembra um pouco Bariloche, bem bacana.
A Vila de Angostura é muito charmosa, vale a pena conhecer. É possível conhecer a partir de Bariloche (em um bate e volta)
Em Junin de los Andes – na fronteira entre Argentina e Chile – o Gabriel experimentou carne caça! É uma região com vários lagos.
• O trajeto Chile Chico até Puerto Rio Tranquilo é lindíssimo! Pegamos chuva na metade da viagem e voltamos, mas no final tem o passeio de barco pelas “Catedrais de Marmore”. De Chile Chico até as Catedrais a estrada é de rípio, então a viagem é bem lenta. A cidade de Chile Chico é bem pequininha com uma pequena estrutura alguns hotéis e restaurantes simpáticos.
• El Calafate é uma cidade com bastante estrutura para receber turistas com museus, bares, aeroporto, etc por causa das famosas geleiras de Perito Moreno.
• El Chalten também tem glaciares mas é um pouco mais alternativo, menos estruturados, com mais caminhadas. É uma cidadezinha linda e pitoresca cercada de montanhas pontudas (entre eles o Cerro Torres e o Fitzroi). É a capital nacional do trekking, tem diversos percursos de diferentes distâncias e por passando por lagoas e sempre com montanhas atrás. Também há opções de caminhadas de meia hora com mirantes com visuais lindos!
• Torres del Paine é um grande Parque Nacional no Chile com alguns hotéis com bastante estrutura dentro do parque. Uma opção mais econômica é se hospedar em Puerto Natales. Também é famoso para quem gosta de trekking (circuitos W e O). Encontramos casais que fizeram alguns trechos desta caminhada com crianças de 7 anos. Quem não é tão aventureiro pode ir até mirantes e cachoeiras de carro, vale muito a pena!
• Punta Arenas é a cidade mais ao sul da América continental (fica na beira do Estreito de Magalhães). Tem bastante estrutura. A principal atração é ir de barco até uma a Isla Magdalena que tem centenas de milhares de casais de pinguins.
• O trajeto Punta Arenas até Punta Delgada, com parada na cidade fantasma de San Gregorio, é muito bonita.
• A Peninsula Valdez (Puerto Pyramides) também tem pinguins, baleias e leão marinho, mas como o Gabriel não estava bem, nós não fomos.
Tem algum lugar que você acha que deviam ter ficado mais?
É uma viagem longa, não da para ficar muito tempo em cada lugar. O tempo muda muito rápido, por isto é bom ter dias extras. Em Chalten, no dia que chegamos, estava tudo encoberto, no dia seguinte o tempo abriu. A experiência é completamente diferente.
Alguma atração ou parada era dispensável?
Muitas atrações são no caminho. É uma viagem longa, road trip. Mesmo que não sejam highlights, é o caminho. Existem centenas de quilômetros sem cidades, então acho que foram escolhemos as paradas foram escolhidas em lugares estratégicos. Mais existem outros parques e alternativas.
Como eram as estradas? Precisa de pneu especial? Tem neve?
Como foram as acomodações? Reservaram antes? Passaram perrengue para achar hotel em algum lugar?
Janeiro é uma boa época para fazer esta viagem? Alguma época não é boa? Qual a temperatura?
Época boa de temperatura, mas altíssima temporada. A temperatura depende da frente fria. Pegamos dias em torno de 5 ºC graus em Bariloche e dois dias depois 17-20ºC. Em geral acho que de 13 ºC a 27 ºC.
Alimentação pra vocês: simples? gostosa? cara?
Comida é boa, nada de espetacular. Carne sempre é boa. Não achamos muitas opções. Em Chalten tem restaurantes que fazem a própria massa, pães gostosos, coisas focadas para os turistas europeus.
E a alimentação do Gabriel (1 ano e 2 meses)?
Frutas no dia a dia. Pãozinho também. Não dava para sincronizar paradas com a hora do almoço por causa das longas distâncias. Pure de batata, as vezes um ovo mexido, macarrão…
Dica: não é possível entrar no Chile com frutas por causa da vigilância sanitária, então leve o suficiente para o consumo até a fronteira!
E como foi fazer as longas distâncias com eles? as vezes vocês viajavam mais de 8 horas… ele chorava, ficava cansado? Alguma dica?
Independente das estradas boas ou ruins, é importante fazer paradas para o Gabriel parar e caminhar, seja em um posto de gasolina ou em qualquer lugar que ele possa se distrair.
Também levamos uma sacola com muitos brinquedos e fomos dando aos poucos (não todos de uma vez) para ele se distrair.
Revezamos a pessoa que ia no banco de trás com ele para ele não enjoar!
O Guilherme é casado com a Bianca e pai do Gabriel, de 1 ano. Autor do blog Saiporai.com e autor dos livros De Cape Town a Muscat – Uma viagem pela Africa, Rota da Seda e Países que não Existem.
Leia também: