Descobri o Instituto Ricardo Brennand quando eu estava pesquisando sobre a Oficina Brennand, em Recife. Os dois lugares são completamente diferente, embora fiquem próximos um ao outro e sejam da mesma família (os dois Brennands são primos, mas quem conhece os dois espaços pode ver que eles tem estilos BEEEEEM diferentes). Decidimos conhecer os dois e foi um ótimo programa para fazer com as crianças!

O Instituto Ricardo Brennand ficou em 1º lugar entre os museus brasileiros e em 17º lugar entre o Melhores Museus do Mundo segundo a avaliação dos leitores do Trip Advisor™ em 2014. Ele fica no bairro da Várzea, nos arredores de Recife, e foi criado pelo empresário Ricardo Brennand.

Pensador Brennand

O museu é inusitado e supreendente. Sem dúvida, para as crianças, a primeira grande atracão são as réplicas de castelos medievais europeus, com direito a ponte elevadiça, que abrigam várias das obras.  Um deles fica já na entrada e lembra muito os cenários do filme do Harry Potter. Dentro, há um Pensador de Rodin.

David Brennand

Uma das obras que mais chamam a atencão  é uma das cinco réplicas no mundo (e a única da América Latina) da estátua de David de Michelângelo, feita em mármore branco, tem 5 metros de comprimento. No jardim em frente, há também A Dama e o Cavalo,  escultura do artista colombiano Botero, que eu adoro. Confesso que não esperava encontrar obras como estas em um espaço que não fosse no MASP ou no MON, por exemplo.

Brennand com crianças

O Instituto Brennand abriga o acervo de obras e coleções de vários estilos em 3 espaços: o Museu castelo São João, a Pincoteca e a Galeria. A principal coleção é a de armas brancas (facas, canivetes, punhais, com pedras, esculpidas , com formatos diferentes) e armaduras da Europa e da Ásia. São milhares de peças, dispostas dentro de outro castelo, de maneira bastante informal.

Instituto Brennand - Armas brancas Instituto Brennand

A Pinacoteca talvez seja o setor de maior valor artístico pois abriga obras do pintor holandês Frans Post que retratam o Brasil de 1600.

 

É uma visita muito interessante e democrática, onde diversos estilos de coleções convivem lado a lado com objetos bem diferentes e intrigantes. Um programa perfeito para ser feita em família, não só pela variedade do acervo, mais também pelo jardim, onde as crianças podem correr  em volta das esculturas, com um lago e uma impressionante passarela na entrada, cheia de palmeiras imperiais.

 

Como chegar:

Nós fizemos o passeio na Oficina e no Instiruto no mesmo dia, pois eles são próximos um ao outro e longe do centro de Recife. No Viajo na Viagem há um post falando sobre como ir de carro aos Brennands. Nós estávamos sem carro, então contratamos um transfer.Também é possível ir de taxi. Fique atento aos horários de fechamento de ambos.

 

Serviço

http://www.institutoricardobrennand.org.br/

Aberto de terça a domingo das 13h às 17h.

Ingressos R$ 20 / R$ 10,00 (meia entrada)

 

Leia também outros posts da mesma viagem:

Recife: Marco Zero e mais Brennand

Oficina Brennand

Praia de Carneiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here