Uma cidade em dois continentes só podia ser incrível mesmo! Istambul é linda, dinâmica e misteriosa. Para adultos oferece uma infinidade de opções a qualquer hora do dia. E para os pequenos, para nossa surpresa, também. Vou escrever dois posts sobre Istambul para não colocar muita informação junta.

Voamos desde Lisboa com a Turkish Airlines na sexta-feira a noite. A Turkish foi a melhor companhia aérea europeia em 2015, segundo a SkyTrax, e realmente tem um serviço impecável! Desde o check-in até o serviço à bordo, gostamos de tudo. O pessoal é extremamente atencioso com os pequenos e sempre tentam facilitar a vida de quem viaja com eles. Achei bem legal que a Turkish oferece um saco plástico, super resistente, para colocar o carrinho/cadeirinha para despachar na porta do avião. A comida é bem gostosa, o entretenimento variado e o Kai adorou os “presentinhos”.

Relógio, livrinho para pintar, um aviãozinho inflável e um de borracha.

Chegamos à Istambul lá pelas 21 horas, pegamos um táxi e fomos para o hotel (uns 45 minutos e 20 euros). Ficamos no Galata Antique Hotel, na parte europeia no distrito Beyoğlu. O edifício neoclássico do século XIX abriga 22 quartos todos diferentes em tamanho e decoração (este hotel dispõem quartos conjugados para famílias). O café da manha é correto e servido no “roof top” com vistas à Galata Tower. Atenção famílias com carrinhos de bebê: a entrada do hotel fica no meio de uma escada, isto é, a rua é uma escada e não tem rampas. Quando chegamos e vimos quase mudamos de hotel, mas o pessoal foi tão querido que resolvemos ficar. Eles sempre nos ajudaram subir e descer a escadas. Na verdade indicaria muito este hotel para casais: ótimo atendimento, quartos bons e ótima localização para conhecer os melhores bares e restaurantes de Istambul, em frente ao metrô e ao lado do “Tünel” (funicular de 1875) que desce até a estação de Karaköy.

Morrendo de fome fomos procurar algum lugar para jantar. Por incrível que pareça (pois esta zona é super movimentada), as cozinhas dos restaurantes fecham entre 22 e 22:30, assim que acabamos jantando cachorro quente no New Frank’s (coloco o nome porque fomos tão bem atendidos que valeu a pena!) que está pertinho do hotel.

1º dia: saímos do hotel em direção à praça Taksim. Do hotel caminhamos toda a rua İstiklal, uma rua comercial por onde passa o “bondinho” histórico. As crianças adoram este tipo de transporte (este trem de superfície faz o trecho Taksim – Tünel).

Rota do 1º dia

O nome Taksim vem do termo árabe taqṣīm (distribução” ou “divisa”). Antigamente lá era centralizada a distribuição de água proveniente do norte de Istambul para as outras partes da cidade. Hoje é um ponto neurálgico da cidade em termos de transporte. Ao lado desta praça está o parque Gezi, pátio dos protestos em maio de 2013. Nós aproveitamos a tranquilidade do parque para almoçar (almoçamos em um quiosque no meio do parque: comida local e normal) e levar o Kai para brincar no parquinho. O parquinho era muito legal e bem conservado. O Kai amou!!!

Depois de muita brincadeira passamos pelo Park Bosphorus Hotel para fazer uma parada técnica e aproveitar das lindas vistas que se tem desde um dos seus restaurantes (Hezarfen Teras). Se não for hóspede deste hotel, vale a pena parar para uma visita e para recarregar as baterias.

Bosfóro visto desde o restaurante

Saindo do hotel descemos até o Palácio Dolmabahçe, o maior do império Otomano. Lindíssimo e com jardins maravilhosos, este palácio merece uma longa visita. Dependendo da idade e do interesse das crianças esta visita pode ser um pouco cansativa, mas para os amantes da arquitetura é imperdível.

Porta do Palácio Dolmabahçe

Pertinho deste palácio está o Museu de Arte Moderna de Istambul. Para quem tiver tempo, vale a pena a visita. O museu oferece ateliers para os pequenos entre 7 e 12 anos e desenvolve interessantes projetos sociais (mães e filhos e crianças com necessidades especiais com um projeto para crianças com dificuldade visual bem bacana).

Fechamos nosso dia com chave de ouro no restaurante Mikla. Um lugar perfeito! Mistura a localização, com vistas incríveis de Istambul (quase 360º), com o bom gosto da decoraçao, o serviço impecável e a comida deliciosa! Chegamos antes do por do sol e tomamos um drink no bar até a nossa mesa estar disponível (este restaurante precisa de reserva). Apesar do lugar não ser “kids friendly”, o Kai foi super bem tratado tanto no bar como no restaurante. Brincaram com ele, fizeram gracinhas, … ele só não acabou dançando na barra do bar porque dormiu. Eu digo que não é “kids friendly” por ser um restaurante de “menú fechado”, que nem sempre agradará aos pequenos (apesar de que o Kai poderia ter comido de tudo), e por ser um ambiente que pede tranquilidade.

2º dia: saindo do hotel pegamos o Tünel até a estação de Karaköy, onde pegamos o tramvia até a estação de Sultanahmet que fica pertinho da Sultan Ahmed Mosque, ou Mesquita Azul. Este dia foi meio pesado para o Kai, pois fizemos a Mesquita Azul, Ayasofya e o palácio Topkapi. Almoçamos no restaurante do Ayasofya Hurrem Sultan Hamam que está em frente ao Museu AyaSofya. Comemos bem, rápido e com um preço razoável considerando a zona super turística.

Os três pontos turísticos são realmente incríveis!!!! Cada cantinho um detalhe, tudo bastante bem conservado e cheio de história. Recomendo contratar um guia devido a quantidade de história que está em cada edifício, para as crianças é mais fácil e mais interessante do que o audioguia. Mesmo sendo super interessante para os adultos, é verdade que, para os pequenos esta parte da cidade pode ser um pouco complicada. Se as crianças já estudaram o Império Otomano é mais interessante, senão um bom truque pode ser intercalar “parque, palácio, sorvete, mesquita”.

Mesquita Azul
Interior Mesquita Azul
Kai brincando nos jardins do Palácio Topkapi
Ayasofya

Dicas

É possível comprar os cartões de transporte nas máquinas (a maioria só aceita notas até 20 liras e outras somente carregam os cartões existentes, não vendem). Nós compramos um para os dois no primeiro dia e fomos recarregando conforme necessitamos. Os cartões valem para metro, Tünel e ônibus.

Eu sugiro fazer a Mesquita Azul e a Ayasofya em um dia e o palácio em outro. Levar lanche e fazer piquenique nos jardins do palácio Topkapi, pois são lindos, fresquinhos e com vistas da cidade. Reservar tempo para aproveitar estes jardins…o Kai correu e brincou muito por lá.

Para fazer o hamam no Ayasofya Hurrem Sultan Hamam, que vale muito a pena, tem que reservar com antecedência.

Alguns restaurantes de Istambul precisam de reserva, como por exemplo: Mikla (durante o verão pedir mesa na parte exterior), Cipriani, X, Maiden’s Tower (não aceita crianças para jantar) e Feriye Lokantasi.

Tomar tantos sorvetes como seja possível…são deliciosos!

Se quiser ler mais sobre a Turquia veja estes posts: