Vista de um apartamento do AriBnb, da praça que fica na frente do Panheon

Roma é uma daquelas cidades que você sempre tem a sensação que poderia ter ficado uma dia a mais (ou uns dias a mais). Foi minha primeira vez na cidade e fiquei 5 noites. Amei a cidade e principalmente, amei a comida (aliás até já fiz um post falando sobre os restaurantes de Roma). Cinco noites foram o suficiente para passear muito e conhecer os principais pontos turísticos.

Onde se hospedar

Ficamos 2 noites em no hotel  La Maison D’Art e três noites em um apartamento do AirBnb. Os dois eram muito bem localizados, muito próximo um do outro, bem pertinho do Pantheon. Esta é região não é barata, mas é muito boa para quem gosta de caminhar. Conseguimos visitar a maior parte das atrações a pé!

Romabella

DIA 1 – Reconhecimento da região

Piazza Spagna
Escadarias da Piazza Spana ficam lotadas no fim da tarde
Piazza Navona
O movimento na Piazza Navona começa no fim da tarde e a noite fica um agito!

Chegamos de trem, vindo de Veneza e descemos na estação Termini. De lá pegamos um ônibus que nos deixou na esquina da rua do hotel. Já era fim da tarde, mas como ainda estava claro tivemos tempo de fazer um reconhecimento da área. Entramos no Pantheon e caminhamos até a Fontana di Trevi. INFELIZMENTE ela estava em reforma 🙁  Cheia de tapumes e sem água. Ou seja, vamos ter que voltar para Roma. Mais 10 minutos caminhando e chegamos na famosa Praça Spagna que estava cheia de gente sentada na escadaria, fazendo pedidos na fonte e olhando as vitrines das grandes marcas. Nesta noite jantamos em um restaurante muito próximo a Piazza Navona – um local que fica super movimentado a noite, cheio de gente na rua, artistas e agito.

DIA 2 – Vaticano

Compramos o ingresso para o Vaticano pela internet pois as filas para quem compra na hora são enormes! Escolhemos o ingresso com visita guiada (em um grupo) que é com horário marcado.  Estava lotado!!! Fizemos o passeio completo: Museu do Vaticano + Capela Sistina + Basilica de São Pedro. A visita durou praticamente a tarde inteira. Vale a pena fazer o tour guiado pois de outra maneira perderíamos muitos detalhes da história e das obras. Acho que para crianças pequenas seria cansativo e deveria ser feito com mais calma. A Capela Sistina, que tem o teto todo decorado por Michelangelo, é muito bonita mas achei um pouco angustiante a quantidade de gente que tem lá ao mesmo tempo. Alguns seguranças ficam dando ordem de silêncio (compreensível) e para que ninguém fique parado muito tempo. Almoçamos bem pertinho, na rua Borgo Pio onde há várias opções de restaurantes.

Na volta, passamos pelo Campo di Fiori. Nesta praça, de dia há uma feira e quando o fim da tarde chega, as mesas dos restaurantes ficam agitados.

 

Dia 3 – Fórum Romano e Coliseo

O Fórum Romano e o Coliseu podem ser vistos no mesmo dia pois ficam um ao lado do outro. Mas o ideal é fazer a visita em dois dias, sem pressa. Nesta região da cidade a história ganha vida, é como se fossemos transportados para outro século. Vale a pena ler guias e placas ou fazer um visita guiada pois há muitas curiosidades que passariam batidas.

A fila do Coliseu é bem grande, vale a pena comprar o ingresso pela internet com antecedência!

roma_italia

Dia 4 – Monti, um bairro menos turístico

De manhã fomos ao Palazzo delle Esposizioni, que está com a mostra Dopo il Diluvio, do David LaChapelle. Imperdível!

Depois fomos conhecer o Monti, um bairro mais alternativo, com designers independentes e com uma alma super bacana. Uma região legal para quem gosta de conhecer a cidade além dos pontos turísticos. Na Via del Boschetto nos encantamos com uma loja de vestidos super girlie. Não faltam opções de cafés e restaurantes, como a Tratorria Monti, onde comemos muito bem!

 

Via del Boschetto, Monti, Roma
Via del Boschetto, Monti, Roma

Dia 5 – Cinecittà, para quem ama o cinema

No nosso último dia decidimos ir conhecer Cinecittà, onde ficam os estúdios onde Fellini filmava. Estes estúdios continuam ativos, alguns filmes e séries (como Roma da HBO) são produzidos lá. Para quem gosta de cinema e dos diretores italianos, é um passeio muito bacana e é muito fácil chegar lá – o metrô leva cerca de 25 minutos, e as visitas são guiadas.

Acesse o site para ver os horários de funcionamento: http://cinecittastudios.it/en

Cinecittá

 

Ingressos para as atrações de Londres

Tour no Coliseu no Get your Guide

 

Leia Também:

Restaurantes em Roma

De Veneza a Roma de Trem

Cenários em Cinecittà

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here