O Delta do Parnaíba fica entre os estados do Maranhão e do Piauí e é formado por mais de 70 ilhas. A base para explorar a região é a cidade de Parnaíba. O Delta faz parte da Rota das Emoções – um roteiro que vai dos Lençois Maranhenses até Jericoacora, muito procurado por turistas, principalmente estrangeiros. É um excelente destino para quem curte natureza e ecoturismo.

Delta_do_Paranaibadelta

Nós ficamos hospedados na praia de Barra Grande (Piauí) (aliás uma praia que eu adorei!) e optamos por fazer uma day trip (saímos do hotel de manhã e voltamos no fim do dia). Contratamos uma van para fazer o passeio. Como estávamos em 10 pessoas, valeu a pena.

Porto para embarque Delta Parnaíba

Passeio pelo Delta do Parnaíba

O passeio pelas águas do rio dura cerca de 8 horas. Os barcos saem do Porto dos Tatus, um local bem simples, na cidade de Parnaíba e pode ser feito em barcos coletivos regionais com capacidade para 60 pessoas ou lanchas voadeiras para grupos menores. Nosso barco era pequeno (coberto) e estava só nossa família (10 pessoas), o que nos dava certa liberdade para pedir algumas paradas para fotos ou para mais explicações sobre algum detalhe. A navegacão é pelo rio, manguezais, igarapés. O ecossistema é grandioso, com muitos pássaros e animais marinhos.

Manguezal

As crianças curtem bastante, o condutor do barco também é um guia que conta muitas curiosidades e explica sobre a vida na região. Entra de pé descalços no mangue e pega caranguejos com muita destreza. Um dos pontos altos do passeio é a parada estratégica nas dunas, onde podemos caminhar, brincar e tomar um banho de rio delicioso.

barcoDelta

Na volta, paramos para almoçar em um restaurante que fica na beira do rio, no estado do Maranhão. O local é bem simples, mas tem detalhes charmosos. O prato principal é a caranguejada e a comida é muito gostosa. Não adianta ter pressa, a intenção é curtir a parada. Há bastante espaço para as crianças brincarem.

Nos passeios nos barcos coletivos geralmente estão incluídos almoço, frutas e água.

RestauranteRESTAURANTE NO DELTA DO PARNAÍBA

Casa de Caboclo

Ilha das Canárias – Araioses

Na divisa entre Maranhão e Piauí

(86) 9993-6178

www.casadecaboclo.com

Dicas

• É imprescindível levar muita água mineral, boné e camiseta, pois faz muito calor!

• Há uma parada para o almoço.

• É importante observar os horários dos passeios, eles devem acontecer com a maré baixa, quando é possível apreciar mais detalhes.

Contratamos o passeio em uma agência de turismo no Porto das Barcas em Parnaíba. No Porto das Barcas fica a região histórica da cidade, onde há lojinhas e pequenos restaurantes com arquitetura colonial.

Parnaiba

Leia outros posts de passeios que fizemos nesta viagem:

Parque Nacional de Sete Cidades – Piauí

Praia Barra Grande (Piauí) com Crianças

Barra Grande (Piauí): Restaurantes e hotéis

Restaurantes em Jericoacoara (Ceará)

Outros destinos de Ecoturismo

Flutuação em Bonito – um dos melhores mergulhos que já fiz

Hotel no Pantanal com Crianças: Xaraés

Amazônia com Crianças

Cânion do Xingó

Crianças Delta do Parnaíba

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here