Quem está com viagem marcada para o Rio de Janeiro no fim do mês pode aproveitar e dar um pulinho em Paraty. A 14ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) acontece entre 29 de junho e 3 de julho na cidade e tem programação para adultos e crianças.

O evento traz autores do mundo inteiro para discutir temas que de destaque no mundo da literatura e no “mundo real”. O destaque vai para Svetlana Alexiévitch, ganhadora do Nobel da Literatura em 2015.

Paraty_Flipinha

Uma das missões da Flip é incentivar a leitura em pessoas de todas as idades, por isso, ela também tem uma programação especial para as crianças e adolescentes. A Flipinha (para crianças) e a FlipZona (para adolescentes) têm eventos o ano inteiro, mas as principais apresentações e discussões acontecem agora no fim do mês e têm entrada gratuita.

A Flipinha 2016 vai trazer alguns nomes da literatura infanto-juvenil, como o grupo Palavra Cantada e o ator Lázaro Ramos, que lançou seu primeiro livro para crianças no final do ano passado. As rodas de conversa, oficinas e mostras da Flipinha são feitas pensando nas crianças, então pode ficar tranquilo que o passeio não vai ser chato para os pequenos.

Já para os mais crescidos, a FlipZona conta com mesas e oficinas de escrita e literatura para os adolescentes. As oficinas já estão com as inscrições abertas e falam de temas importantes para o desenvolvimento dos jovens enquanto leitores e escritores.

Além da Flip, Paraty também tem um cenário lindo que vale a visita nem que seja para tirar umas boas fotos. Os arredores da cidade estão cheios de passeios ecológicos e trilhas no meio da natureza. Quem tiver crianças maiores e pretender ficar um tempinho a mais na cidade pode ir em uma das várias trilhas com cachoeiras, uma ótima pedida para fugir um pouco do programa praias e livros da cidade.

Agora, se você é daqueles viciados por livros, mas não vai estar em Paraty na época da Flip, sem desesperos. A Casa Azul, centro cultural da cidade, tem atividades literárias o ano inteiro e a maioria da programação inclui as crianças também. É só ficar de olho no site.

Confira a programação completa: Flip, Flipinha e FlipZona

Em breve teremos mais posts sobre o Paraty. Aguardem!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here