Atrações em Florianópolis
Leandro e Carol, pais da Valentina, dão dicas de programas culturais de Florianópolis: Uma das experiências mais fascinantes em uma viagem está relacionada à interação e aprendizado adquirido através da cultura do lugar visitado. Florianópolis tem traços culturais marcantes e essa rica tradição trazida por seus colonizadores é sinônimo de orgulho e alegria para os “manezinhos da ilha”, como são chamados os moradores nativos de Floripa.

Floripa

Selecionamos três passeios para famílias com crianças, que unem entretenimento e conhecimento cultural da região.

Colonização Açoriana

Antes de qualquer coisa, vamos entender um pouco sobre a origem e as tradições da riquíssima cultura de Florianópolis.

Tudo iniciou com o plano de incentivo da Coroa Portuguesa a fim de ocupar da parte meridional da América do Sul, fazendo com que em 1748 a ilha de Santa Catarina recebesse seus primeiros colonizadores.

casaacoriana

Tratava-se de portugueses açorianos que se alocaram primeiramente na Lagoa da Conceição e posteriormente em Santo Antônio de Lisboa.

A migração prosperou, e consequentemente, as tradições e crenças do povo baseou-se nas culturas açorianas, com destaque para a arquitetura, a culinária, as festas religiosas, o artesanato, a literatura e o folclore do boi de mamão e seus personagens.

Os Passeios Culturais em Florianópolis

Separamos três passeios que vão resumir bem todas essas tradições e patrimônios históricos que tornam Florianópolis o berço da cultura açoriana no Brasil.

1 – Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

O belo Palácio Cruz e Sousa está localizado no centro de Florianópolis, ao lado da praça XV de Novembro e da Catedral Metropolitana.

palacio

O palácio foi construído em 1785 e serviu como casa do governo e centro administrativo até 1984. Nesses anos ocorram diversas modificações e restaurações que tornaram o local ainda mais incrível.

O ambiente destaca-se por sua arquitetura preservada e por peças e estátuas históricas.

Passeios Culturais em Florianópolis

Ao subir pela escadaria de acesso ao casarão o visitante é convidado a colocar um sandalhão a fim de conservar o assoalho do local. Ótimo para as crianças, que se divertem deslizando pelos cômodos do palácio.

É um passeio de curta duração, mas bem interessante. Faz você voltar no tempo e interagir com a rica arquitetura da época.

pracaxv

Você pode aproveitar esse dia e visitar outras atrações bem próximas, como a praça XV de Novembro e observar a figueira centenária (símbolo histórico de Florianópolis), a poucos metros conhecer a Casa da Alfândega com sua galeria de artesanatos e finalizar degustando um delicioso prato de frutos do mar no Mercado Público de Florianópolis.

Mercado Público de Florianópolis

Serviços:

Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 – Centro
Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Entrada: R$ 5,00

2 – Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa

Localizado ao norte da ilha de Florianópolis, ambos os bairros mantêm muitas das tradições açorianas.

Aproveite um dia de sol para visitar primeiramente a praia de Sambaqui. No caminho você poderá observar muitas casas geminadas, típicas da arquitetura açoriana.

Vá até a ponta do Sambaqui, onde a praia é própria para banho e as crianças poderão brincar no mar calmo e de boa temperatura, bem como no parquinho ali situado.

Sambaqui - Florianópolis

Em frente a praia fica o Casarão Cultural de Sambaqui onde a Associação do Bairro de Sambaqui faz um trabalho social de excelência.

Dentro do casarão você poderá apreciar o belo trabalho das simpáticas Rendeiras de Sambaqui, que exercem de forma fantástica umas das tradições mais antigas da cidade, as rendas de bilro.

maricotaNo local você também verá muitos dos personagens da brincadeira do boi de mamão, com destaque para a Maricota que recebe os visitantes com muita graça na janela da casa.

santoantonio

Sugiro almoçar em Santo Antônio de Lisboa, onde está situada a rota gastronômica, com excelentes restaurantes de frutos do mar, muitos deles premiados em revistas conceituadas de viagem e turismo.

No período da tarde, a dica é passear pela Feira das Alfaias onde você encontra artesanatos locais de muita criatividade e qualidade.

Para as crianças, tem a opção do parque infantil localizado em frente à Igreja Nossa Senhora das Necessidades, assim enquanto elas se divertem você pode sentar no banco da pracinha e apreciar a bela paisagem e as arquiteturas açorianas que a região proporciona.

 

3 – Ribeirão da Ilha e Ecomuseu

Os traços da colonização açoriana são muito bem enfatizados ao sul da ilha de Florianópolis, no distrito do Ribeirão da Ilha.

Um passeio pelas suas ruas é como voltar no tempo e sentir de perto a força da cultura trazida pelos portugueses açorianos.

vila

O destaque do passeio fica por conta da vila gastronômica onde encontra-se ótimos restaurantes de frutos do mar, da arquitetura açoriana com casas geminadas e a histórica Igreja da Nossa Senhora da Lapa, e da visita ao Ecomuseu do Ribeirão da Ilha.

Recomendamos almoçar no restaurante Ostradamus, onde você encontrará um ambiente diferenciado, com uma paisagem incrível e gastronomia sensacional.

O restaurante fica em uma freguesia tradicional, com traços açorianos marcantes e uma pracinha junto à praia de mar manso, ideal para as crianças se divertirem.

vila2

Outra dica é fazer uma parada no café Delícias da Freguesia e experimentar o famoso pastel de Belém, item tradicional da culinária portuguesa que é fielmente produzido no local.

Em seguida vá até ao EcoMuseu do Ribeirão da Ilha e volte no tempo da colonização açoriana.

O museu conserva uma propriedade rural (casa de morada – 1793) com terreno, chácara, quintal, e área de produção junto às edificações. Uma viagem no tempo!

casas

Para conhecer o museu é necessário agendar antecipadamente a sua visita. Você pode realizar o agendamento através do telefone 48 9953-8327 ou por e-mail.

Para finalizar o passeio não deixe de visitar a Igreja da Nossa Senhora da Lapa.

Inaugurada em 1806 sua arquitetura centenária está preservada por lei municipal desde 1975. É um verdadeiro patrimônio de beleza e histórias.

igreja

Esses são os passeios culturais Florianópolis imperdíveis!

Outros lugares também podem complementar essa lista, como por exemplo, a Lagoa da Conceição, porém com a visita aos locais descritos acima você embarcará com ênfase nos conhecimentos históricos da cultura Florianopolitana.

Leandro e Carol são pais da Valentina, que tem um ano e um mês e escrevem no blog Valentina na estrada.
Leia Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here