Patacho é uma daquelas praias que sempre estão na lista das praias mais bonitas do Brasil. Fica no litoral de Alagoas, na Rota Ecológica, também conhecida como Caribe Brasileiro pois a cor do mar é verde azulada e a temperatura da água é deliciosa o ano inteiro.
Já fui algumas vezes para praias da região. Quando fui para a Praia do Toque pela primeira vez, meu filho tinha 3 meses e me apaixonei pelo astral deste trecho do litoral, que tem pouca estrutura mais muita beleza natural. São poucas pousadas e poucos restaurantes, mas muito charme e muita paz. Voltei mais duas vezes para mesma praia e depois conheci também Ipióca e Maragogi.
(Leia aqui sobre a nossa experiência por lá quando a Luiza tinha 3 meses: https://viajocomfilhos.com.br/2009/03/uma-semana-no-paraiso-bebe/)
Patacho fica próxima às praias Laje, Tatuamunha e do Toque (uma mais linda do que a outra – todas perfeitas para crianças pequenas) e Porto de Pedras (a vila mais próxima).
Onde ficar
Uma ótima opção para um grupo grande (4 adultos, um bebê de 11 meses e uma criança de 13 anos) foi alugar uma casa. A casa Olivia (www.praiadopatacho.com.br) é super charmosa e tem 3 quartos e fica em frente a praia. A casa tem um super gramado e oferece um serviço bem legal, duas pessoas fazem a limpeza, preparam o café da manhã e dão muitas dicas do local – elas também podem preparar pratos deliciosos. Como ela fica um pouco isolada (na região tanto as casa como pousadas não ficam muito próximas uma das outras), vale a pena alugar um carro para ter mais mobilidade. É longe para ir a pé para Porto de Pedra, onde há mercadinhos e farmácia.
Para quem prefere a estrutura de uma pousada, fizemos uma listinha com opções que recomendamos na região:
Xué
Muito simpática, são casinhas coloridas inspiradas na arquitetura local. Em frente da Praia de Patachos. Restaurante aberto para não hóspedes.
Reserva de Patachos
Uma das sofisticadas da região. O restaurante prioriza os hóspedes.
Reserve a Reserva do Patacho pelo booking
Samba Pa Ti
Bangalôs na frente da Praia de Patachos com piscina privada. Restaurante aberto para não hóspedes.
Pousada do Toque
Uma das pioneiras da região, acabou se tornando uma das mais badaladas. Restaurante é aberto para não hóspedes e a culinária é um dos pontos altos do hotel.
O que fazer
Um dos programas mais legais na região para as crianças (fora a praia e mergulhar nos corais, é claro), é conhecer o Projeto Peixe-Boi no rio Tatuamunha. Esta é a segunda vez que o Pedro vai, é um passeio muito gostoso, pelo rio, onde os peixes-boi estão no seu habitat natural.
Preciso agradecer os fotógrafos da família pelas imagens: Dan Lane, Gi e Claudio Ruaro !
Como chegar em Patacho
É possível chegar em Patacho pelos aeroportos de Maceió (115 km) e Recife (183 km). O aeroporto de Maceió é um pouco mais próximo mas tem menos vôos regulares de diversas origens. Há uma balsa na estrada entre Recife e Patacho que corta caminho (mas é preciso telefonar para que a balsa chegue).
Patrícia, boa tarde!
Estamos planejando ir em setembro pra PF. Não curtimos muito esquema de resort. O que me indica de pousada? Nosso moleque tem 4 anos.
Obrigado!
Paulo.
Tem algumas sugestões no post, todos charmosos, mas dá uma olhada na Pousada do Toque! eu amei! Acho um charme
Patrícia, obrigado por sua atenção.
Cometi um erro e na verdade gostaria de sua para hospedagem na Praia do Forte. Fiz a pergunta no post errado…. Rsrs….
Obrigado mais uma vez.