Uma das experiências mais legais que tivemos em Bolonha foi fazer um curso de culinária onde aprendemos a fazer massas incríveis!!! Acho que a Luiza gostou tanto destas aulas quanto do parque de diversões!

Fizemos este curso durante nossa viagem pela Emilia Romanha, a região da Itália onde estão alguns do maiores ícones da gastronomia italiana como o presunto de parma, o queijo parmesão e o aceto balsâmico. Uma das especialidades da região é a massa fresca (aquele macarrão feito na hora, diferente da massa fresca que pode ser comprada no supermercado).

massa fresca = macarrão maravilhoso

Nossa aula foi no Il Salotto di Penelope Cooking School, em Bolonha, capital da massa fresca. Além de preparar 4 tipos diferentes de pasta:  tagliatelle, farfale, tortelloni com ricota (que eu achei que é o nosso capeleti) e strozzapretti (uma massa sem ovos).

Veja o Video que a Natasha fez da aula:

As professoras Barbara Zaccagni e Valeria Hensemberger também fizeram questão de esclarecer alguns mitos e verdades sobre massa italiana:

  1. Molho bolonhesa não existe em Bolonha. O molho de carne com molho de tomate, em Bolonha é chamado Ragú.
  2. Existe um prato chamado muito popular na região chamado cotoletta alla bolognese: é uma cotoletta (costela) de carne de vitelo ou frango empanados molho com queijo parmesão e prosciutto gratinado
  3. Molho de ragu de carne não deve ser comido com espagueti e sim com tagliateli ou nhoqui, porque o molho envolve e penetra na massa.
  4. Nunca se coloca catchup no molho vermelho

Como é a aula do curso de culinária na Itália

Primeiro aprendemos a fazer a massa, amassar, esticar. Depois aprendemos como fazer massa verde e então os diferentes cortes. O preferido da Luiza foi o farfale, aquele que tem formato de gravatinha. Super fácil de fazer, ainda mais usando os dedinhos dela. Nós fazemos bastante massa em casa (fazemos a massa mesmo) então já tinhamos uma boa base de como fazer, pudemos comprovar que estamos fazendo direitinho. Mas foi bacana para aprender a fazer outros “formatos”.

Strozzapretti

Degustação

A melhor parte foi, sem dúvida, experimentar todas as massas que preparamos. Os “molhos” estavam deliciosos. Alguns muito simples, apenas manteiga e sálvia.

Eu comi muito bem na Itália, em todas as cidades que conheci (Milão, Veneza, Roma, Amalfi e na região da Puglia) e posso dizer que para quem é fã de massas, a Emilia Romanha, especialmente Bolonha, é uma perdição!!!

Foto da blogueira Natasha www.thebohochica.com que estava comigo no Blogville
A Luiza está com uma carinha bem séria nesta foto mas eu juro que amou, afinal, massa é um dos pratos favoritos dela!

 

Esta visita fez parte do programa Blogville

Veja os outros posts da nossa viagem para a Emilia Romanha!

 

Il Salotto di Penelope

Via San Felice 116/1
40122 Bologna
Tel. 051 6493627
Cookie
info@ilsalottodipenelope.it

Tá planejando uma viagem para a Europa? Não esqueça que o seguro viagem lá é obrigatório. Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.

ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!

 

Somos parceiros do Seguros Promo e recebemos comissão por seguros realizados através do nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here