A Ilha de San Andres é uma pequena ilha com uma mar maravilhoso no Caribe Colombiano. Embora faça parte da Colômbia mas fica muito próxima a Nicaragua e da Costa Rica. Chegar lá, a partir de Cartagena ou Bogotá é simples. Há vários vôos, os aviões são grandes e a viagem dura pouco mais de uma hora. San Andres com crianças é uma ótima opção de destino de férias em família.
O clima é bom o ano inteiro (cerca de 26ºC), e chove mais entre maio e dezembro. Mas nós fomos no mês de julho e os dias estavam lindos, com chuvas passageiras, geralmente no começo do dia ou fim da tarde.
Eu pesquisei bastante sobre San Andres com crianças pois queria muito conhecer este destino com meus filhos. Li algumas críticas negativas falando que havia poucas praias com areia (a maioria tinha pedras) e que algumas atrações tinham muito turistas. Mas a verdade é que eu me apaixonei pelo destino (informar-se antes é sempre bom para adequar expectativas).
Reserve o Arena Blanca em até 10 X sem juros no Zarpo até 16/7
Por que eu gostei tanto de San Andres com crianças?
- Achei um destino muito gostoso para ir em família! Nos divertimos muito e meus filhos aproveitaram tanto quanto nós! Os mergulhos, os passeios de barco e praia.
- San Andre é pequena (são 27 km2) e eu achei a dinâmica da ilha muito fácil! As atrações e passeios ficam ao redor da ilha e é possível dar volta em torno de toda a ilha em pouco mais de uma hora. No primeiro dia fizemos uma espécie de city tour de reconhecimento, parando para mergulhar, visitar e tirar fotos que durou 4 horas.
- O mar é lindo, em cada praia, os tons são mais maravilhosos. Não é a toa que é chamado “mar de 7 cores”, são tons de verde e azul indescritíveis!
- O passeio para visitar Johnny Cay e Rose cay (a região de Haynes Cay e Rose Cay também é chamada de Acuário)leva cerca de 10 minutos de barco! Muito rápido!
- No centrinho, onde fica a maioria dos hotéis, há vários restaurantes e lojas duty free (sem impostos). A região é pequena e não é preciso carro para se deslocar nesta área.
- Há uma praia pequena (com areia) no centrinho.
- Para fazer passeios, é possível contratar tour ou alugar um carro (na verdade é uma espécie de carrinho de golf). Há centenas deles pela ilha.
- Para quem gosta de mergulhar (com cilindro) é uma paraíso! Não é preciso pegar barcos para chegar até os pontos de mergulho. Basta pular de decks estratégicos.
Confira os pacotes para San Andres e Cartagena no Zarpo Budget e All inclusive
Atrações e passeios na Ilha de San Andres
West View
Um local na ilha excelente para mergulho. Há uma área de livre acesso ao público e outra onde há um restaurante/ bar (é necesseario pagar entrada), com um deck e um tobogan que as crianças AMARAM!!!
Também fizemos mergulho de cilindro nesta região, mas isto vai ser assunto para outro post!
Ojo Soprador
Um local curioso onde há um buraco na pedra que solta um “sopro” bem forte de acordo com a maré e a força das ondas. Uma parada turística e divertida (as crianças se divertem), mas não chega a ser imperdível!
Rocky Cay
Uma opção de praia na ilha. É possível caminhar até a ilha pois a água é bem rasinha. Há muitos corais e um navio naufragado, ótimo para snorkling. Nas lojinhas da ilha vendem sapatos de borracha que são super bons para não machucar o pé no corais.. Compramos um para minha filha, ela não usou muito, mas tem muita gente que adora.
Piscinita
Um local excelente para mergulho, como West View, mas com menos estrutura.
Cueva de Morgan
Um museu rústico que conta um pouco da cultura e da história local, onde há uma caverna onde dizem que o Pirata Morgan escondeu tesouros. Há um barco onde as crianças podem entrar e brincar. É um passeio rápido.
Johnny Cay e Rose Cay
Os passeios mais famosos de San Andres são para as ilhas Johnny Cay e Rose Cay. Os dois podem ser feitos no mesmo dia. São ilha bem pequenas, com pouca estrutura (um ou dois bares e restaurantes, banheiros público) e um mar inacreditavelmente lindo. O barco sai da marina e leva cerca de 10 minutos para chegar nas ilhas, quanto mais perto da ilha, mais bonita a cor do mar.
Fomos primeiro para Johnny Cay. A primeira coisa que fizemos foi dar a volta na ilha caminhando, quando voltamos para praia, já não tinha mais barracas (todas tinha sido alugadas). Há uma área com bastante árvores (onde ficam as mesas dos bares/restaurante) mas Com crianças acho sempre prudente ter uma sombra perto do mar. #ficaadica
Johnny Cay as vezes fecha por causa do vento (o mar fica agitado demais para os barcos). Também esteve fechado por uma questão ambiental (de limpeza), mas em julho estava aberta!
É um passeio muito gostoso, belíssimo, mas é bem cheio de turistas. Se não fosse tanta gente, seria uma paraíso!
Depois de almoçar em Jonnhy Cay, fomos para Rose Cay e Aquário (Acuario) onde é possível ver arraias mantas. São duas ilhotas, ainda menores e com a cor do mar ainda mais bonita. Ali passeamos e mergulhamos mais um pouco. No meio da tarde é possível ver as arraias nadando no rasinho mesmo, não é preciso nem máscara de mergulho. Aliás a vantagem destas ilha é que a água além de ser morna, não afunda, ideal para crianças pequenas.
Onde ficar em San Andres com crianças
Reserve o Arena Blanca em até 10 X sem juros no Zarpo até 16/7
Nós ficamos no Arena Blanca, um hotel all inclusive, relativamente simples, mas com uma boa estrutura e bem localizado (no centrinho de tudo). A piscina era muito gostosa e cheia de boias divertidas com formato de donuts, banana, pretzels, etc (minha filha amou!).
O sistema do hotel é all inclusive. As 3 refeições estão incluídas e tem um bar na piscina e lanche no meio da tarde. A comida era bem normal, sem opções sofisticadas, mas sempre tinham opções que as crianças gostavam.
Ficamos em um quarto com 2 camas de casal, espaçoso, limpo e com sacada. A mobília é simples e acomodou bem 4 pessoas. A vista do mar era muito bonita.
Este hotel está em oferta no Zarpo. Confira o pacote e os detalhes da oferta.
A rede de hotéis mais famosa da ilha é Decameron, mas há algumas outras opções.
Quem nos auxilio a contratar os nossos passeios foi a Jenny Ospina: 57 318 843 2958
Em toda a ilha há diversas pequenas agências de turismo onde é possível contratar passeios e alugar carros.
Confira os pacotes para San Andres e Cartagena no Zarpo Budget e All inclusive
O Zarpo é um site que seleciona descontos em hotéis bacanas e pacotes para o Caribe e América do Sul. nosso parceiro aqui no blog e acredita no nosso trabalho há quase 8 anos. Nós recebemos comissão de reservas feitas através do blog.
Leia os outros posts desta viagem:
- Cartagena com Crianças
- Nosso roteiro no Caribe Colombiano
- Veja o vídeo com os melhores momentos da viagem!
- Hotel Arena Blanca em San Andres
Leia outros posts sobre viagens para o Caribe:
- Punta Cana com Filhos
- Bahamas Com Filhos
- San Barth com um bebê
- Onde ficar em Barbados, no Caribe
- Especial Caribe – 10 informações importantes sobre Barbados
- As melhores praias de Barbados com crianças
- Caribe com Crianças – especial Barbados
- Aruba com criancas: 10 dicas
Ola, San Andres é legal para ir com criança de 2 anos ou é melhor esperar estar mais velha?
Obrigada
Oi! Acho que é um destino muito legal, muito bonito, mas a criança não vai aproveitar uma das coisas mais legais que são os mergulhos! Se vocês forem muito tranquilos, vão curtir bastante. Os passeios incluem muitos passeios de barco (bem curtos), mas daí depende muito do estilo de vocês!
bjs
Olá, tudo bem?
Site bem legal o seu.
Seria possível incluir uma base de custos de cada viajem?
Ajudaria bastante.
Obrigado!
Oi! É uma boa sugestão!
beijos
Olá!! Como vcs fizeram em relação à moeda? Onde trocaram?? Se trocaram…ou se usa dólar? Qual foi o gasto médio por dia? Somos dois adultos e uma criança e fico com receio em relação à moeda e falsificações da mesma…
Tem ideia de quando ser mais barato ir?
A ideia da planilha de custos citada acima seria bem interessante. Obrigada!
OI, é verdade, preciso colocar mais custos nos posts!
Trocamos dinheiro em casas de câmbio no hotel, no centrinho da cidade e no próprio hotel, tanto em Cartagena como em San Andres.Se você tiver disponibilidade, viajar na baixa estação, é sempre mais barato. Evite setembro, outubro e novembro, época de furacões no Caribe.
Olá, me programando e achei o teu blog, uma maravilha para quem vai com criança. Mas ainda tenho uma dúvida, mesmo q a criança não saiba nadar, ela aproveita?
Oi, se vocês gostam de praia, sim. Leve boias, tanto de braço, como boias para brincar na água!
Olá, a ilha tem estrutura para alguma intercorrência? Hospital, farmácias, para ir com crianças?
meu medo é esse.. vou com bebe de 1 ano!
Oi, tem sim, o centrinho é bem “urbano”. Não precisei usar nada, mas não é uma ilha isolada sem estrutura. Converse com o pediatra pra fazer uma farmacinha básica e não viaje sem seguro, mas pode ir tranquila.