“Nossa, mas vale a pena ir para Ilhabela mesmo com borrachudo?” Essa é a pergunta que mais ouço quando falo que vou pra essa praia no litoral norte de São Paulo que mora no meu coração. E minha resposta é sempre a mesma: “Vale super!”

Não vou mentir e dizer que a picada de borrachudo não é irritante. É, sim! Coça e arde. Mas hoje em dia não há tantos desses mosquitos malas como há alguns anos. Agora, se o seu filho for muito alérgico a picadas, acho mais justo escolher outro destino.

De resto, Ilhabela é um lugar incrível para se viajar com criança. Os passeios favoritos da minha família são:

Praia com mar calminho

Como a maior parte das praias da Ilha fica no canal (para ir até as de mar aberto é preciso jipe ou de barco), o mar é sempre calminho – um cenário que, para mim, é ideal para as crianças pequenas.

Eu gosto muito da praia do Julião (que fica no sul da ilha) porque, dependendo do mar, dá para ver peixinhos ao redor das pedras. No norte da Ilha, nossas favoritas são a Praia do Pinto e Armação.

Outra vantagem do mar tranquilo é que ele é propício para se fazer stand up paddle. Na praia do Engenho, perto da Vila (centro turístico), é possível alugar as pranchas e contratar instrutor.

Bike à beira mar  

Sou suspeita, mas acho a ciclovia de Ilhabela a mais linda do Brasil. Ela vai quase de ponta a ponta, é bem plana e segura.

Antigamente, alguns trechos eram perto demais do mar e eu ficava meio tensa, mas isso já foi corrigido.

Se for preciso, o Caiçara Beach, na praia do Perequê, aluga bicicleta, inclusive modelos com cadeirinhas para crianças pequenas.

Parquinhos e fonte

Tem muitos playgrounds legais espalhados por Ilhabela. O do Perequê é gostoso de se ir no fim da tarde, já que lá é a praia mais linda para se ver o pôr do sol. Perto da escola de vela também tem um parquinho bem caprichado.

Outra diversão para os pequenos é a fonte que fica na Vila. Essa aí da foto acima. Sério: Theo e Liz passam um tempão lá, brincando com os jatos de água que sobem e descem. Vale levar uma toalha 😉

Restaurantes

Ilhabela não é um lugar barato. Mas existem opções acessíveis para se almoçar. Uma delas é o Cheiro Verde, na Vila, que tem opções de PFs honestos. Mas chegue cedo para evitar filas. Um pouquinho mais caro é o Pimenta de Cheiro, no Perequê, que tem uma vista lindíssima para o mar. À noite, vale ir até O Caminho da Pizza – o ambiente é super agradável e child-friendly e as pizzas são deliciosas. Meus filhos adoram!

Cachoeiras

Tenho de confessar que eu não sou muito fã de cachoeira em Ilhabela, justamente por conta dos borrachudos. Mas, se essa for a sua praia, mergulhe em um bom repelente e aproveite!

A mais simples para se chegar são as do Parque Estadual. É de lá a foto que ilustra esse post. Mas preciso dizer que tomei umas três picadas na perna enquanto tirava a foto, viu?

Outra cachoeira que tem muitos fãs é a Três Tombos, também de fácil acesso e tranquila para crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here