Ilustração_ Suryara Bernardi

A Fernanda Paraguassu é mãe e amiga, morou fora do Brasil com as crianças pequenas. Nós nos conhecemos quando ela escreveu o guia guia Buenos Aires com Crianças e textos aqui para o blog com dicas de Buenos Aires. Ela está lançando um novo livro, A menina que abraça o vento, e contou um pouco sobre este projeto para nós.

Viajar com filhos é aprender sobre mundos desconhecidos 

e a inspiração para um livro sobre crianças refugiadas

A riqueza de viajar com filhos é crescer junto com eles. O desconhecido que causa estranheza pode também encantar. Mas é preciso uma boa dose de sensibilidade e outra de curiosidade para se aproximar do diferente. E isso as crianças têm de sobra.

Junto com o fascínio da novidade, o contato com outra cultura tem seus desafios. O idioma e a comida aparecem no topo da lista como os mais evidentes. Mas tão importante é ser acolhido. E isso tudo as crianças podem experimentar na prática durante uma viagem, ao tentar aprender palavras no idioma local, provar novos sabores ou apenas ter a sensação de acolhimento ao ser convidado para dividir o balanço ou integrar o time de futebol da garotada na praça.

Ao conhecer de perto esses desafios, talvez se tornem mais preparados para receber quem vem de fora. Como ajudar o novo amigo? O que ele traz de novidades sobre sua cultura, seu idioma, sua comida e suas brincadeiras? Quais são as diferenças? E as semelhanças? E quando esse amigo vem de fora porque teve que fugir de seu país em guerra? Que outras dificuldades ele traz? Talvez a saudade de casa e de quem ficou para trás.

Meu novo livro A menina que abraça o vento escrevi inspirada na convivência com meninas refugiadas da República Democrática do Congo na cidade do Rio de Janeiro. É um livro infantil que apresenta o tema do refúgio para crianças e trata da adaptação no novo lugar. Uma história de ficção com base na experiência dessas meninas, que pretende lançar um olhar sensível sobre essas questões e ajudar a criar empatia entre as crianças e o acolhimento de quem está chegando ao nosso país.

Em parceria com a Editora Voo, vamos doar parte da renda com a venda dos livros para a Cáritas-RJ, que trabalha no acolhimento de refugiados. Veja neste link mais informações sobre o livro e como contribuir para a campanha de financiamento coletivo que transformará esse projeto em realidade. A campanha encerra no dia 29/11.

Saiba mais sobre o livro e a campanha de crowdfunding

 

A obra “A menina que abraça o vento – A história de uma refugiada congolesa” está em campanha de financiamento coletivo até o dia 29/11. A produção é da Vooinho, selo infantil da Editora Voo, e as ilustrações serão da mineira Suryara Bernardi.

Comprando o livro antecipadamente, você está ajudando a viabilizar sua publicação, além de concretizar o projeto Um por Um que terá como contrapartida o Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas-RJ. Cada livro vendido terá 5% da receita revertida para o programa.

O livro custa R$ 30 e a compra é feita no site www.infanciar.juntos.com.vc/amenina. Você também pode optar por outros valores de contribuição com recompensas como e-book, livro e ecobag com uma das ilustrações da obra, dentre outras. Após o fim da campanha, a previsão é de 20 dias para a postagem dos livros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here