Highlands

Nosso roteiro nas Highlands durou 7 dias, nós viajamos de motorhome. O roteiro poderia ser feito de carro, ou em menos dias, mas eu acho que uma semana é muito confortável para uma viagem de motorhome com crianças.

Nossa viagem foi em julho, alta estação! O clima estava maravilhoso, pegamos muitos dias de sol e céu azul, o que não é muito comum na região. A temperatura estava bem agradável, usamos camisa e casaquinhos leves. No fim da tarde a temperatura caia um pouco, principalmente se estava ventando.

HIghland

Nós chegamos em Edimburgo e ficamos 3 noites curtindo a cidade, antes de começar a nossa viagem. Alugamos o motorhome na segunda-feira em Kelty um local próximo a cidade (30 minutos de carro), onde começou a viagem.

Observações importantes sobre nosso roteiro nas Highlands:

  • Na minha opinião não vale a pena conhecer as Highlands com pressa! São muitas paisagens lindas, castelos e história!
  • Chove muito na região, se possível vá em uma época com menos chuva.
  • Se puder dar um só conselho: inclua a Skye Isle, é imperdível!
  • Crianças que adoram motorhome e adoram atividades ao ar livre vão adorar este roteiro!

Highland

Nosso roteiro nas Highlands

1ª noite – Loch Lomond

Campground: Loch Lomond Holiday Park

Após todo o processo de receber as instruções do motorhome (que durou cerca de 2 horas) e  abastecer a geladeira e a despensa no supermercado, pegamos a estrada e tocamos meio direto para o Loch Lomond. Nossa primeira noite foi em um local muito agradável, na beira do lago, com ótimas instalações. O banheiro era pequeno mas com um bom chuveiro. A Luiza logo fez amizade com crianças francesas que eram nossas vizinhas.Loch Lomond

Na manhã seguinte as crianças se divertiram muito brincando no playground na beira do lago.

Observação: O Monumento a  William Wallace e o Castelo de Stirling ficam neste trecho da viagem. Vale a pena fazer uma parada para passear pelas ruelas estreitas da cidade medieval. Stirling é palco da principal batalha em Coração Valente.

 

2ª noite – Fort William

Campground: Lochy Caravan & CampingHighland - Fort William

A região do vale de Glencoe, nas Highlands, é impressionante. A rodovia passa entre montanhas altíssimas, rios e vales. Almoçamos no Clachaig Inn, um local muito gostoso, com um super parquinho que as crianças amaram.

Terminamos o dia em um campground em Fort William. Dormimos na base da Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido.

3ª noite – Portree (Isle of Skye)

Campground: Torvaig Camp Site

Destaques do dia: Jacobite, Fort William e Portree

Acordamos cedo para tentar embarcar no Jacobite Steam Train, o trem a vapor que ficou famoso nos filmes do Harry Potter. O trem faz um trecho que já estava nos nossos planos mas não conseguimos comprar mesmo com bastante antecedência. Não tinham mais ingressos 🙁

https://www.westcoastrailways.co.uk/jacobite

https://www.instagram.com/stories/highlights/17935925443182635/?hl=pt-br

A viagem de Jacobite dura pouco mais de 2 horas. Ingressos a partir de 35 libras para adultos e 18 para crianças de até 12 anos, os ingressos mais caros podem incluir chá, chocolates e até champanhe.

Mesmo assim pudemos ir na plataforma e tirar fotos, quase derretemos de vontade de entrar!!!

Roteiro nas Highlands

Depois fomos tomar café e passear na pequena cidade de Fort William que tem uma rua principal para pedestres cheia de lojinhas simpáticas com souvenirs, geléias, bolachas típicas, blusas de lã.

Fizemos o mesmo roteiro do Jacobite Steam Train até chegar em Mallaig, onde pegamos o ferry para atravessar para Ilha de Skye (Isle of Skye), um dos pontos altos da viagem.

O ferry é pequeno e relativamente rápido, recomendo comprar o ingresso com antecedência.

Portree – uma cidade fofa na Isle of Skye

Roteiro nas Highlands - PortreeNos instalamos no camping e voltamos para Portee, uma cidade muito  foooooofa para tirar fotos e passear. São poucas ruas, bem pequenas, com alguns restaurantes de frutos do mar, supermercado, lojinhas e uma paisagem linda.

Além de ser uma cidade muito simpática, Portree também é uma boa base para conhecer as atrações de Skye, por isto decidimos dormir lá 2 noites.

Portree

O camping, como os outros, fica localizado em meio a um cenário muito bonito, rodeado de montanhas, e com boa estrutura de banheiros.

4ª noite – Portree (Isle of Skye)

Campground: Torvaig Camp Site

Destaques do dia: Old Man Storr, Kilt Rock, Quiraing

As paisagens na Ilha de Skye são belíssimas e dá vontade de parar a todo instante para tirar fotos, brincar e correr. As crianças se divertiram. Nossa primeira parada foi em Old Man of Storr, uma colina rochosa enorme que pode ser avistada de muito longe e tem um formato que lembra uma mão com dedos.

Roteiro nas Highands - Old Man of StorrDepois passamos por Kilt Rock onde há muitas falésias e uma cachoeira que “cai” no mar. A paisagem era linda mas a quantidade de água nesta época do ano era bem menor do que imaginamos.

Roteiro nas Highlands - kilt Rock

Neste local foram encontradas pegadas de dinossauros!!!

Depois de ver tantos lugares lindo achamos que nada mais nos surpreenderia, então, depois de um trecho de estradas bem mais estreitas e sinuosas, chegamos a Quiraing!

Não há um estacionamento e os carros e motorhomes ficam parados na beira da estrada, o resto pode ser feito a pé. Cada um escolhe o quanto quer caminhar ou subir, mas mesmo quem não estiver disposto a fazer trilhas, tem direito a vistas maravilhosas! Acho que este é um dos lugares mais bonitos que já fui na vida!

 

5ª noite – Loch Ness

Campground: Loch Ness Bay

Destaques do dia: Eilean Donan Castle e o Lago NessRoteiro nas Highlands _ Eilean

Nosso dia começou com a visitar ao castelo Eilean Donan Castle. O castelo parece ter saído de um filme com uma ponte de pedras na entrada, torres e observatórios. Ele não é muito grande e foi usado até pouco tempo atrás. Um passeio bem legal para crianças. Aproveitamos para almoçar lá mesmo. O restaurante tem lanches rápidos, sopa, alguns pratos (estilo buffet) e sorvete. A lojinha é bem legal.

Highland - Eilean

Nos instalamos no campground e fomos caminhando até o lago em busca do monstro do Lago Ness.

O camping tinha muitos cavalos e tem aulas de equitação e passeios a cavalo.

Loch Ness

6ª noite – Inverness

Campground: Ard Tower Caravan Park

Destaques do dia: Urquhart Castle e Inverness

Roteiro nas HighlandsNosso primeiro passeio do dia foi conhecer as ruínas do Castelo de Urquhart. Ele é maior que o Eilean e tem um pequeno museu, vídeo sobre a história do local, loja e e restaurante. Tivemos problemas na chegada pois o estacionamento estava lotado.Roteiro nas Highlands - Urquhart

É uma visita interessante e divertida, bem diferentes de Urquart pois são apenas ruínas, não tem decoração, nem ambientes fechados. Logo na entrada há uma catapulta imensa. As crianças adoram subir nas torres, balcões. A Luiza adorou se fantasiar com a armadura dos guerreiros, com escudo e espada! É possível conhecer o castelo (e o Loch Ness) a partir de uma visita bate e volta a partir de Inverness.

Roteiro nas Highlands - Urquhart

Depois do passeio, pegamos a estrada com destino a Inverness.

Inverness uma cidade histórica pequena (aprox. 60 mil habitantes) e simpática e com bastante estrutura turística, uma das mais importantes da Highland. A arquitetura das casas na beira do rio Ness, os restaurantes e café são muito charmosos.

Roteiro nas Highlands

 

Nos batemos bastante na chegada, tentando encontrar um local apropriado para estacionar o motorhome. Acabamos conseguindo parar no estacionamento do mercado (onde aproveitamos para nos reabastecer).

Roteiro nas Highlands - InvernessPasseamos pela cidade, fizemos comprinhas e almoçamos. Gostaria de ficar mais tempo pois há muitas atrações em Inverness (como o Castelo de Inverness) e na região.

O Ard Tower Caravan Park foi campgroung com estrutura mais bacana que ficamos em toda a viagem. Os banheiros pareciam de clube, com bancada, secador de cabelo e espelhos descolados.

Outro destaque era o  banheiro kids que tinha até uma banheira infantil.

Highland - campground em Inverness

7ª noite – Pitlochry

Campground: Milton of Fonab Caravan Park

Destaques do dia: Destilaria Dalwhinnie e Pitlochry

Uma garoa fina constante deu um toque nostálgico no último dia de viagem. Por sorte, nosso principal programa era em um local fechado: fomos conhecer a Dalwhinnie, uma das destilarias mais tradicionais na Highland. No tour aprendemos um pouco sobre os processos de fermentação e armazenamento e fizemos uma degustação.

Dalwhinnie

Terminamos o dia em uma cidade ultra fofa, Pichlochry. Estava chovendo mais neste dia, mesmo assim, saímos para caminhar pela beira do rio e pela rua principal, cheia de lojinhas, pubs e restaurantes simpáticos! Havia muitas flores por todos os lados!. Adoraria ter ficado mais tempo por la.

Pitlochry

Sobre os campgrounds que estivemos nas Highlands:

• grande parte deles tinha wi-fi gratuita

• a maioria tinha espaços para barracas, motorhomes e também chalés (que lembram contêineres e são super equipados e completos)

• a média de preço de diária do motorhome era 30 libras.

• Não recomendo chegar nos campgrounds depois das 16h30 sem reserva.

 

Sobre alimentação na Highland:

Ao menos uma refeição por dia era feita em restaurantes (a outra, e o café da manhã era no motorhome). Não tivemos muitas dificuldades com as crianças pequenas porque pudemos cozinhar sempre. Nos restaurantes e pubs os itens mais comuns e baratos são hamburguer e fish & chips. Outras vezes encontramos massas e steaks (carnes).Highland

Leia também:

Highland

 

Tá planejando uma viagem para a Europa? Não esqueça que o seguro viagem lá é obrigatório. Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.

ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!

 

Confira o vídeo da nossa viagem:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here