Inhotim estava na minha lista de desejos de viagem há algum tempo! Finalmente tive a oportunidade de conhecer! O museu a céu aberto é um programa perfeito para fazer com crianças: reúne em um só lugar jardins lindos, espaço para as crianças andarem, correrem e ficarem a vontade e obras de arte interativas e instigantes.
O Instituto Inhotim impressiona pelo cuidado e pela organização. Tudo é limpo, tudo funciona e as informações são bem sinalizadas. O espaço fica em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, mas não vale a pena fazer um bate e volta, principalmente com crianças. Quem quer conhecer o espaço com calma, deve reservar 2 dias para a visita e se hospedar na região.
A partir da entrada saem 3 percursos com trilhas até os pavilhões (casas com arquitetura super interessante) onde ficam as instalações. Algumas obras ficam expostas ao ar livre, ao logo do trajeto. Fazem parte do acervo alguns dos maiores artistas contemporâneos como Oiticica, Yayoi Kusama, Adriana Varejão e Tunga.
Crianças e a arte
Grande parte das obras presentes podem ser tocadas, sentidas e ouvidas. Conhecer Inhotim é um grande oportunidade de apresentar a arte para as crianças. Alguns dos grandes destaques para as crianças:
- Correr e brincar ao redor de “A Inveção da Cor” de Oiticica
- Ver o mundo através de um caleidoscópio gigante, criado pelo Olafur Eliasson (“Viewing Machine”)
- Se refrescar tomando banho de piscina (de verdade!!!) de Jorge Macchi
- Ouvir as diversas vozes de um coral no “Forty Part Motet”, de Janet Cardiff
- Escrever seu nome e plantar nos vasos com as letras do seu nome na obra de Marilá Dardot (“Origem da Obra de Arte”)
- Experimentar texturas e sensações diferentes no pavilhão Cosmococa
- Descansar nos bancos feitos em troncos de árvore por Hugo França
Como Conhecer o Parque
A trilha mais longa tem 750 metros, mas há alguns trechos íngremes. Uma opção para quem estiver acompanhado de crianças pequenas ou idosos e pagar pelo transporte do parque, que são carrinhos de golf que fazem trajetos pré-definidos. Custa R$ 20 por pessoa (menores de 5 anos não pagam). Acredito que fazer a trilha a pé vai ser bem mais divertido para as crianças que vão aproveitar para ver as plantas, brincar no caminho e gastar energia!!!
Serviço
Abre de terça a domingo. Fechado às segundas-feiras.
Quarta-feira (exceto feriado): entrada gratuita
Menores de 5 anos não pagam.
Crianças de 6 a 12 anos pagam meia.
Rua B, 20, Brumadinho, MG 35460-000
Outros posts de viagens em Minas Gerais com Crianças:
Cidades Históricas de Minas: Mariana
Cidades Históricas de Minas: Ouro Preto
Cidades Históricas de Minas: Tiradentes
Cidades Históricas de Minas: São João Del Rei