Depois de 3 dias “a mil” pela cidade dos dois continentes, o último dia foi para relaxar.

Dia 4: Começamos bem cedinho com uma visita rápida pelo Bazar das Espécies, ou bazar egípcio. Na verdade, depois de ter ido ao Gran Bazaar, o das Espécies não nos chamou muita atenção. Bom…o Kai adorou este lugar porque, por onde passava, ganhava turkish delight e bratislava, doces típicos.

IMG_3879 IMG_3880

De lá fomos ao parque Gülhane. Este parque está atrás do palácio Topkapi. Uma delícia de parque! Super bem cuidado, com muito espaço para os pequenos correrem, com parquinho (bem conservado) e vários bares com vistas para o Bósforo. O Kai brincou até dizer chega e fez muitos amiguinhos locais. É muito legal ver que as crianças não tem barreiras (acho que já escrevi isto em outro post sobre Istambul, mas é que, realmente, adoramos isto!). Depois de muito brincar, uma família de curdos, que estava passeando em Istambul e o filhinho e o Kai brincaram muito juntos, convidou-nos para tomar um chá em um dos bares dentro do parque. Muito bacana ter o privilégio de conhecer pessoas e histórias tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão parecidas com as nossas. Foi um programa genial!

IMG_3899 IMG_3915

Passeio de barco pelo Bósforo

Durante a tarde demos um passeio de barco pelo Bósforo. É interessante, e muito bonito, ver todas as casas e parques na beira da água. Nós não pegamos um dia muito bom e, talvez por isto, eu achei que o passeio fosse mais espetacular.

Existem diversas empresas que fazem este tour várias maneiras de fazê-lo: manha, tarde ou noite em barcos públicos ou privados. Os barcos saem, normalmente das docas de Eminönü, e é ali onde mora o perigo: atenção! Este lugar fica cheio de pessoas vendendo tours em barco; são barcos particulares que fazem passeios pelo estreito. Além de mais caros, estes barcos, normalmente, estão em péssimas condições.

Şehir Hatları, é a companhia de ferry oficial de Istambul. Eles têm 3 modalidades de tours:

Circuito Curto (Kısa Boğaz Turu): a maioria das pessoas escolhe este tour, que dura 2 horas, por não dispor de ais tempo para fazer o tour mais completo. Este passeio está disponível todos os dias entre 01 de abril e 31 de outubro. O cruzeiro sai de Eminönü e vai até a Istinye e retorna. O ferry sai do cais de Eminönü às 14:30, chega Ortaköy em torno 14:50 para pegar mais passageiros, e continua as duas horas de non-stop tour. O preço por pessoa é de 12 TL (crianças até 6 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam 6 TL).

Full Bosphorus Cruise (Uzun Boğaz Turu): este passeio leva quase todo o dia; o ferry sai de Eminönü às 10:35 hrs e volta às 16:25 hrs. Saindo de Eminönü, este tour vai até o Mar Negro e volta demorando cerca de 90 minutos cada trajeto. O ferry faz 5 paradas e é possível sair em qualquer uma delas. No último porto antes do Mar Negro, Anadolu Kavağı, vale a pena parar para almoçar em um dos restaurantes de peixe da cidade e visitar a fortaleza. O preço por pessoa é de 25TL (crianças até 6 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam 6 TL).

Full Bosphorus Cruise a noite (Mehtap Gezi): este é exatamente o mesmo tour que o Full Bosphorus, mas à noite. O ferry sai antes do por do sol, para em Anadolu Kavağı umas 2 horas e, aproximadamente, às 22:30horas volta para Eminönü. Este tour só está disponível aos sábados durante os meses de junho, julho e agosto. O preço por pessoa é de 25TL (crianças até 6 anos não pagam).

Na minha opinião, com crianças, o circuito curto é o mais indicado. Os outros dois demoram muito e elas, depois de algum palácios e edifícios, já não querem ver mais nada.

Outra opção é alugar um barco para grupos. A empresa Zoe Yacht aluga iates por horas e tem tours durante o dia o sunset (com ou sem jantar).

IMG_3938 IMG_3946

Golden Horn

No final da tarde subimos ao Pierre Loti Café. Este lugar é famoso pelas lindas vistas do Golden Horn. Se você só tiver dois ou três dias em Istambul talvez não seja um lugar recomendável, pois é longe dos circuitos turísticos. A maneira mais fácil de chegar é pegando um táxi (todos sabem onde está o Pierre Loti); porém a mais divertida é o teleférico que sai da mesquita Eyüp.

As vistas realmente são lindas, mas… estava muito, mas muito mesmo, cheio!

IMG_3967 IMG_3965

Assim acabamos 4 dias nesta linda cidade! Um lugar especial, com pessoas incríveis!

Se quiser ler mais sobre a Turquia veja estes posts:

Um Pouquinho de Turquia

De carro pela Turquia

Istambul com crianças: Sultan Ahmed Camii, Ayasofya e Topkapi

Istambul com crianças: Gran Bazaar, Cisterna Basílica e parque Sultan Ahmed

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here