Pequenos mostrando quais as rotas, ou os países, que descobriram os seus "Descobridores"

Em março fomos à BTL (Feira Internacional de Turismo de Lisboa) convidados pela Grou Turismo, uma agência muito bacana da Bahia (quem estiver querendo ir à Bahia, vale a pena entrar em contato com eles)! Na BTL, entre outras coisas, conhecemos a Little Lisbon. Esta empresa é formada quatro amigas, todas relacionadas de alguma forma ao mundo da Arquitetura e das Artes, que decidiram proporcionar novas experiências para famílias e crianças em Lisboa.

Porque a Torre de Belém se chama assim? Você sabia que em Lisboa tem uma igreja sem teto? Como são feitos os pastéis de Belém? O que significa ser “Alfacinha”? Que flor deu nome à uma revolução portuguesa? Todas estas perguntas, e muitas outras, são respondidas com criatividade pelos guias da Little Lisbon.

Semana passada elas nos convidaram para fazer um dos passeios que oferecem e, com muito prazer, fomos lá conferir! O tema do passeio era “Heróis do Mar”, começava na Torre de Belém e acabava no Jardim Vasco da Gama (Jardim de Belém). No passeio, além de conhecer muito melhor os monumentos desta zona, também descobrimos outros acontecimentos, histórias e algumas curiosidades menos conhecidas sobre a área e a História de Portugal.

IMG_0767
Torre de Belém
Vista da Ponte 25 de abril durante o passeio
Vista da Ponte 25 de abril durante o passeio
Final da tarde com a Torre de Belém
Final da tarde com a Torre de Belém

O passeio, orientado para crianças a partir dos 5/6 anos, foi muito divertido e cheio de atividades. No inicio cada criança recebeu um questionário e a foto de um dos “Senhores” esculpidos no Padrão dos Descobridores. Durante toda a rota fomos parando em pontos estratégicos onde os pequenos tinham que responder as perguntas do questionário observando o seu entorno e prestando atenção as histórias contadas pela Maria, a nossa guia.

Das várias atividades, gostei muito de duas. A primeira foi encontrar o “Senhor” da foto no Padrão dos Descobridores e mostrar no mosaico do mapa mundi, no chão em frente a este monumento, quais os países que este descobriu ou a rota que fez. E a outra foi uma brincadeira com especiarias na qual as crianças tinham que cheirá-las, dizer qual era e onde se utilizava. Fiquei impressionada com as respostas!!!

20160331_152749
Grupo indo ao Padrão dos Descobridores para encontrar, cada um, o seu “Descobridor”
Pequenos mostrando quais as rotas, ou os países, que descobriram os seus "Descobridores"
Pequenos mostrando quais as rotas, ou os países, que descobriram os seus “Descobridores”

O objetivo da empresa é fortalecer as relações familiares durante a visita à Lisboa através da vivência de experiências cognitivas, como por exemplo jogos de memória, raciocínio, imaginação, pensamento e linguagem, relacionadas com a história, o patrimônio, a cultura e as tradições lisboetas.

A Little Lisbon oferece um conjunto de serviços turísticos que podem fazer da visita à Lisboa umas férias inesquecíveis!

Os Passeios de Fim de Semana ocorrem uma vez por mês, são realizados em português, e tem duração de, aproximadamente, 3 horas. É escolhido um tema ou um edifício emblemático e as atividades giram em torno deste tema.

Os Passeios Privados são baseados em um tema específico, que podem ser feitos a pé ou em transporte público, alguns têm visitas a museus e/ou monumentos e podem durar todo o dia ou apenas 3 ou 4 horas. Todos eles são adaptáveis às necessidades de cada grupo.

Já os Itinerários Personalizados estão adaptados e são exclusivos para cada família/grupo, criados com base nas idades das crianças, nos seus interesses, nas suas preferências e no seu ritmo.

Os Roteiros Temáticos, são passeios que preestabelecidos para pequenos grupos que exploram um tema ou uma zona da cidade (duração aproximada 4 horas).

Um dos serviços que gosto muito, e que pode ser aproveitado, por exemplo, para um dia de aniversário, é o “Um dia especial em…“. Você escolhe o lugar (Zoológico, Parque das Nações, qualquer museu, …) e a Little Lisbon prepara um dia muito bacana para os pequenos.

Achei a proposta da Little Lisbon interessante e muito útil para as famílias que querem conhecer e aproveitar Lisboa sem se preocupar com a organização dos itinerários.

 

Muito obrigada Mariana, Little Lisbon, pelo convite e pelo passeio!

 

Leia outros posts sobre Lisboa com crianças:

Os nossos restaurantes de Lisboa

10 Hotéis para famílias em Lisboa

Lisboa com crianças: Parque da Quinta das Conchas

Lisboa: lojas infantis no bairro de Campo do Ourique

Lisboa: parques e mais parques

Lisboa com crianças: Jardim Zoológico

Lisboa com crianças: Estufa Fria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here