O Delta Po fica em uma região da Itália que nós brasileiros conhecemos pouco! O Po é o maior e um dos mais importantes rios da Itália.  A parque onde fica o delta (encontro do rio com o mar) tem 540 km2, um ecossistema riquíssimo e a maior concentração de espécies de pássaros do país. Um destino muito interessante para as crianças pois tem muita natureza e aventura!

Nós tivemos oportunidade de visitar o Delta Po na nossa viagem pela Emilia Romagna, região onde fica Bolonha, Modena e Parma. Conhecer este parque foi completamente inusitado, bem diferente de tudo que eu conhecia na Itália.

Saímos cedinho de Bolonha, pegamos um trem até Ferrara e lá fomos recebido pelo Antonio Romagnoli, da Delta Adventures, que seria nosso guia em um jipe 4×4 pelos próximos 2 dias! Os tripulantes eram o Antonio, a Natasha (blogueira de Dubai que também estava no Blogville), minha filha Luiza e eu.

Delta Aventure

A paisagem começou a mudar logo que saímos da área urbana. Nossa primeira parada foi o Castello Mesolla. Os olhos da Luiza brilharam quando viu um castelo de verdade!

O parque Delta Po (Parco Delta del Po)

barco_deltapo

O Parco Delta Po, junto com a cidade Ferrara, são Patrimônio da Humanidade (Unesco) desde 1999. Uma das melhores maneiras de curtir o Sacca di Goro, passear pelos mangues e observar os animais é navegando pelos canais do rio.

passaros

Nosso almoço foi massa com frutos do mar no Uspa, no porto Gorino e logo depois embarcamos. O capitão do nosso barco (uma lancha grande, rápida e confortável) era o Lucio Cazzola, um grande conhecedor da região. Foi um passeio delicioso, vimos muitos pássaros e paisagens lindas até chegar na Isola dell’ Amore (Ilha do amor), onde atracamos e fomos visitar o farol. A pequena trilha me lembrou muito a Ilha do Mel, no Paraná. Nos divertimos brincando e tirando fotos no pier de pedras na praia.

blogueiras

A segunda parada parada foi no antigo farol, onde fizemos um simpático pic nic, com vista para o Delta.

Delta Po (Itália)

Depois passeamos pela ponte flutuante (construída sobre barcos). Também é possível fazer uma excursão de bicicleta entre Gorino e Lanterna Vecchia. O passeio dura aproximadamente 1 hora e custa 5 euros.

Antes de ir para o hotel fizemos um mini safari onde vimos veados, cavalos brancos selvagens, touros e outros animais.

Salinas

No dia seguinte, para completar o passeio fomos visitar as antigas Salinas de Comacchio e vimos os primeiros flamingos cor de rosa. Depois eram dezenas e logo centenas de flamingos! Muito lindo!!!

Pink flamingo

Antes de voltar para Bolonha, ainda fomos conhecer o porto Porto Garibaldi, paramos em Comacchio (a mini Veneza) onde a Luiza se divertiu pelos canais e passamos pelo centrinho de Ferrara.

Porto Garibaldi

Onde ficar

Nós ficamos instalados em um hotel com uma super estrutura para família, que lembra muito os condomínios de Orlando. As casas tem 2 quartos, cozinha com estrutura, sala, mas tem serviço de café da manhã e jantar.

Mais informações: www.aironebiancoresidencevillage.com

 

Como conhecer a região do Delta Po

A Delta Adventure é especializada na região e oferece vários pacotes e maneiras de conhecer o Delta Po. As explicações e informações do nosso guia Antonio fizeram muita diferença. Ele e a Luiza conseguiram se entender bem em uma língua própria que misturava italiano, inglês, português e mimicas.

Passeio de barco: www.escursionineldelta.it (Lucio Cazzola)

deltaadventures

 

Nossa viagem foi um convite do Blogville, uma ação de divulgação da Emilia Romagna. A passagem foi paga por nós. Leia mais sobre esta viagem:

Eu Viajo com Meus Filhos em Bologna #blogville

Nosso roteiro na Emilia Romagna

As melhores viagens com crianças: Bolonha

Mirabilândia

 

Outros posts sobre a Itália

Restaurantes em Roma para comer muito bem

Roteiro de 3 a 4 dias em Roma

Como ir de Roma a Veneza de trem

barco_delta_lucio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here