Jericoacoara é uma praia muito bonita do Ceará. Embora seja bastante conhecida, o acesso para chegar até ela ainda é complicadinho: muito quilômetros pelas dunas. Fazia mais de 20 anos que eu tinha conhecido Jeri. Fiquei impressionada como tudo mudou: de uma vila hippie e pacata para uma praia cheia de pousadas, alguns hotéis sofisticados, muitos restaurantes e muita, muita gente!

Chegamos em Jericoacora logo depois do Ano Novo. Passamos o Reveillon em Barra Grande, no Piauí, e seguimos de carro. Uma viagem relativamente tranquila, mas não muito convencional, com direto a dunas e um travessia de barco em um ferry-barco-jangada. Ok, talvez não seja tão tranquila assim, mas foi bem legal! As crianças, como sempre, adoraram! Este trecho faz parte da “Rota das Emoções”  que vai de Lençois Maranhenses a Fortaleza.

Trajeto com emoção!

Um dos destaques do caminho foi Mangue Seco: raízes enormes e areia branquinha por onde só é possível passar na maré baixa. No meio da paisagem alguns quiosque super simples que vendem  água de coco e carangueijo.

Mague Seco

 

 

Jericocoara: a vila, as dunas, o agito

As ruas de Jericoacoara são todas de areia (não recomendo carrinhos de bebê) e poucos carros (bugues) circulam no centrinho. De dia faz muito calor e o ideal é fica na praia ou na piscina, não se vê muita gente circulando. À noite, todo mundo vai para o centrinho da vila onde há muitas opções de restaurantes, bares, quioques, sorveterias bem democráticos, com muita gente de todas as idades na rua. Há algumas opções de gastronomia mais sofisticada (e cara) que valem a pena!!! Comemos muito bem em mesas ao ar livre, embaixo das árvores. Leia o posts sobre os restaurantes que conhecemos,

A praia principal é muito bonita, mas tem bastante vento. A região é um dos principais destinos de kite surf (nós fizemos aula de kite e foi um dos pontos altos desta viagem, principalmente para o Pedro)!

Um dos passeios mais famosos é conhecer a Pedra furada. Como estávamos com as criancas, optamos por ir até lá de bugue. Também é possível ir a pé ou a cavalo, mas leva bem mais tempo e é preciso subir um morro. É um programa onde faz MUITO calor! Mesmo assim, tinha bastante gente tirando foto da pedra furada, achei que tirou um pouco do charme da paisagem.

O grande charme de Jericoacoara são as dunas, onde todos os finais de tarde as pessoas se reunem para ver o pôr do sol. Imperdível!

Hotel em Jericoacoara com crianças: Vila Kalango

A pousada Vila Kalango fica em uma das pontas mais sossegadas de Jericoacora, perto de outras pousadas mais sofisticadas e das dunas.

A pousada é muito charmosa, parece um jardim, com decoração bem rústica, com bangalôs de palha, tijolinhos a vista, madeira, chita e muita natureza. Os quartos que acomodam famílias com duas camas (com mosquiteiros – que lembram as camas de princesas) têm dois formatos: ou são térreos ou são suspensos, quase como casas na árvore! Em baixo fica um lounge/sala.

A piscina é muito bonita e fica bem na frente da pousada, quase na praia – não há rua entre o hotel e a areia. O café da manhã (incluído na diária é delicioso e tem uma vista privilegiada). O restaurante também é muito bom (embora seja caro).

 

 

Confira as tarifas da Vila Kalango no booking.

 

 

Como encontrar hotéis, pousadinhas pé na areia, restaurante gostosos e as melhores praias para crianças no Nordeste?

Eu escrevi o guia guia Praias do Nordeste com Crianças pensando em juntar as melhores informações e dicas que você precisa para sua próxima viagem em família! Baixe o guia Praias do Nordeste com Crianças. R$ 19,90, É simples, rápido e seguro.

COMPRE AQUI

A versão impressa está a venda na Amazon por R$ 24,90.

Leia também os outros posts desta viagem:

A melhor maneira de conhecer as praias do Nordeste é alugando um carro. Compare os preços de várias locadoras na RentCars, não esqueça de pedir cadeirinha para as criaças!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here