Uma das experiências mais legais que tivemos em Bolonha foi fazer um curso de culinária onde aprendemos a fazer massas incríveis!!! Acho que a Luiza gostou tanto destas aulas quanto do parque de diversões!
Fizemos este curso durante nossa viagem pela Emilia Romanha, a região da Itália onde estão alguns do maiores ícones da gastronomia italiana como o presunto de parma, o queijo parmesão e o aceto balsâmico. Uma das especialidades da região é a massa fresca (aquele macarrão feito na hora, diferente da massa fresca que pode ser comprada no supermercado).
massa fresca = macarrão maravilhoso
Nossa aula foi no Il Salotto di Penelope Cooking School, em Bolonha, capital da massa fresca. Além de preparar 4 tipos diferentes de pasta: tagliatelle, farfale, tortelloni com ricota (que eu achei que é o nosso capeleti) e strozzapretti (uma massa sem ovos).
Veja o Video que a Natasha fez da aula:
As professoras Barbara Zaccagni e Valeria Hensemberger também fizeram questão de esclarecer alguns mitos e verdades sobre massa italiana:
- Molho bolonhesa não existe em Bolonha. O molho de carne com molho de tomate, em Bolonha é chamado Ragú.
- Existe um prato chamado muito popular na região chamado cotoletta alla bolognese: é uma cotoletta (costela) de carne de vitelo ou frango empanados molho com queijo parmesão e prosciutto gratinado
- Molho de ragu de carne não deve ser comido com espagueti e sim com tagliateli ou nhoqui, porque o molho envolve e penetra na massa.
- Nunca se coloca catchup no molho vermelho
Como é a aula do curso de culinária na Itália
Primeiro aprendemos a fazer a massa, amassar, esticar. Depois aprendemos como fazer massa verde e então os diferentes cortes. O preferido da Luiza foi o farfale, aquele que tem formato de gravatinha. Super fácil de fazer, ainda mais usando os dedinhos dela. Nós fazemos bastante massa em casa (fazemos a massa mesmo) então já tinhamos uma boa base de como fazer, pudemos comprovar que estamos fazendo direitinho. Mas foi bacana para aprender a fazer outros “formatos”.
Degustação
A melhor parte foi, sem dúvida, experimentar todas as massas que preparamos. Os “molhos” estavam deliciosos. Alguns muito simples, apenas manteiga e sálvia.
Eu comi muito bem na Itália, em todas as cidades que conheci (Milão, Veneza, Roma, Amalfi e na região da Puglia) e posso dizer que para quem é fã de massas, a Emilia Romanha, especialmente Bolonha, é uma perdição!!!
Esta visita fez parte do programa Blogville
Veja os outros posts da nossa viagem para a Emilia Romanha!
- Roteiro na Emilia Romagna (Itália)
- As melhores viagens com crianças: Bolonha (Itália)
- Eu Viajo com Meus Filhos em Bologna #blogville
- Mirabilandia, um parque de diversões na Itália
- Delta Po, Itália: natureza e aventura com crianças
- Aula de gelato!
Il Salotto di Penelope
Tá planejando uma viagem para a Europa? Não esqueça que o seguro viagem lá é obrigatório. Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.
ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!
Somos parceiros do Seguros Promo e recebemos comissão por seguros realizados através do nosso blog!