Nossa viagem em família pela Alemanha de carro teve três destaques: Rothenburg ob der Tauber, Fussen e Munique! Embora seja uma cidade bem maior que as outras duas, Munique com crianças é uma ótima opção, com vários programas legais.
Nós fomos no início de fevereiro, quando os dias são mais curtos, e estava bem frio, mas mesmo assim caminhamos muito pela cidade e vimos várias famílias passeando, as ruas estavam cheias de carrinhos de bebês.
Roteiro de 3 dias em Munique com crianças
Dormimos 2 noites em Munique, acredito que 3 dias seja o mínimo necessário para poder aproveitar um pouco a cidade. Se você tiver pouco tempo para explorar a cidade, sugiro ficar hospedado na região central, de onde é possível fazer quase tudo a pé, facilita bastante!
Munique é a capital da Bavária, tem 1 milhão e meio de habitantes. É uma cidade grande mas a região central, onde está a maioria das atrações, é relativamente pequena. Nós fizemos tudo a pé mas o transporte público é bem eficiente. Embora a língua oficial seja o alemão, todos falam inglês.
1º dia em Munique
Uma das coisas mais gostosas de fazer em Munique é passear na região da Marienplatz. Nós chegamos no começo da tarde, nos instalamos no hotel e fomos caminhando pelo calçadão que começa em Karlstor até a famosa praça. A Marienplatz fica bem no centro da cidade antiga e é lá que fica um dos cartões postais da cidade: o relógio que tem personagens de madeira que giram em determinados horários! As crianças AMAM quando veem ele em movimento. Vale a pena se organizar para ver ele funcionando as 11 da manhã. Na praça tem sempre muito movimento, muitos turistas em todas as horas do dia, o ano inteiro. Já fui para Munique no verão e a imagem que guardei da cidade foi do agito em Marienplatz.
No prédio onde fica o relógio funciona a prefeitura (Neus Rathaus). Ao redor da praça há outro prédios históricos como o Altes Rathaus (antiga Câmara Municipal), lojas, restaurantes, uma fonte (Fish Fountain) e o museu da Infância.
Almoçamos a poucos metros da praça, em um dos restaurantes típicos da região, que são também cervejarias. O Augustiner Brau Munchen é um dos mais típicos e conhecidos. No cardápios há muitos pratos típicos da bavária (pretzel, muitas wurst salsichas, batatas, assados), mas também tem alguns “turísticos” tradicionais como bife e salada.
Dia 2 em Munique
Começamos o dia em alto estilo com um super café da manhã no Dallmayr. O Dallmayr é um restaurante com um brunch super concorrido e tem uma loja de especiarias, chás, cafés, queijos, doces e delícias, daquelas que dá vontade de comprar TUDO.
O café da manhã é uma delícia, é uma experiência bem tradicional e gourmet. Recomendo fazer reserva, especialmente nos fins de semana.
Dienerstraße 14/15
Das 9h30 as 19h
Ao lado fica outro local bem interessante de visitar, também é uma “loja de comida” tradicional, a Manufactum.
Em seguida fomos no Deutsches Museum, um museu de ciências, interativo e bem interessante para crianças. Passamos algumas horas visitando o acervo e brincando. Um dos destaques é uma apresentação sobre raios, descarga elétrica e energia (High Voltage). Infelizmente a explicação é em alemão, mas ainda assim vale a pena assistir.
Deutsches Museum
Museumsinsel 1
Das 9h as 17h
Voltamos caminhando por outra rua simpática, a Sendlinger Strasse, cheia de restaurantes e lojas como Adidas, North Face, Abercrombie, Starbucks, etc.
A noite acabamos voltando em uma cervejaria típica, desta vez fomos na Augustiner Keller, próximo a estação central de trem hauptbahnhof (e do nosso hotel).
Arnulfstraße 52
Dia 3 em Munique
Acordamos com muita neve na cidade. Munique estava branquinha. Um programa imperdível para quem vai a Munique é conhecer o castelo Neuschwanstein, que inspirou o Walt Disney. O castelo fica em Fussen, mas a maioria das pessoas faz um bate e volta a partir de Munique para conhece-lo. A distância é de 120 km, as estradas são muito boas e também é possível ir de trem. Escrevi um post sobre a visita ao castelo aqui.
Munique com crianças no verão
Um programa que acabamos não fazendo porque estava frio, foi visitar o Englischer Garten. Além de ser um passeio legal com crianças (perfeito para um piquenique), a grande diversão do parque é surfar no rio! Para nós brasileiros pode parecer estranho, mas quem já foi diz que é muito divertido!
Outros passeios: Legoland
A Legoland da Alemanha fica em Guenzburg, cerca de 110 km de Munique. É possível ir de ônibus flixbus (leva 1h40 a partir da estação central de ônibus (ZOB).
Nós já fomos na Legoland de Windsor e adoramos! Veja como foi nossa experiência com crianças de 2 e 7 anos na Legoland.
Leia sobre a Legoland Alemanha no blog Como Viaja
Onde se hospedar – hotéis em Munique com crianças
Nós ficamos em um hotel muuuuito legal e bem localizado, o Cocoon Hauptbahnhof, perto da estação de trem e a 10 minutos caminhando do calçadão. Ele era temático, cheio de gôndolas de esqui, paisagens alpinas e cadeirinhas de teleféricos. O café da manhã foi aprovadíssimo. Leia mais sobre o Cocoon Hauptbahnhof.
Reserve pelo Booking Cocoon Hauptbahnhof
Nesta região também há outros hotéis menos divertidos, mas mais baratos!
Bem localizado, perto do calçadão, com 1 cama de casal e sofá cama
Para quem gosta das grandes redes.
Para quem gosta de se hospedar em hotéis um pouco mais familiares.
Para quem prefere apartamentos bem completo, o Citadines é um pouco mais afastado mas é uma boa opção!
Leia os outros posts desta viagem:
Roteiro na Alemanha – Rota Romântica
Neuschwanstein – o castelo da Cinderela na Alemanha
Rothenburg ob der Tauber com crianças
Cocoon Hauptbahnhof: diversão no Hotel em Munique