Rothenburg ob der Tauber

A principal cidade do nosso roteiro pela Rota Romântica na Alemanha, Rothenburg ob der Tauber é uma cidade medieval e murada (aliás murada por 2 muros) pequena e muito simpática, foi inspiração para a animação Pinóquio, da Disney. Um dos motivos de ela ser conhecida são as lojinhas (e um museu) do Natal, que ficam abertos ano inteiro! Era nosso sonho conhecer!

Rothenburg ob der Tauber

Outro detalhe importante é que, apesar das guerras, os muros medievais ainda estão praticamente intactos. O primeiro povoado começou na região em 960.Rothenburg ob der Tauber

Nós decidimos ir no inverno porque queríamos ver a cidade com neve.

 

O que fazer em Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg é daquelas cidades com ruas estreitas, casinhas com coloridas e tons pastéis cheias com cafés simpáticos e aconchegantes e lojinhas fofas. Rothenburg tem 42 torres. A cidade tem 10 mil habitantes mas o centro histórico, murado é bem pequeno. É possível ir de um lado ao outro (norte a sul, leste a oeste) no mesmo dia, se perdendo pelas ruelas.

Rothenburg ob der Tauber

Ao redor da praça principal ficam cafés, lojas e a prefeitura.

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber

 

Kaethe Wohfahrt Christmas Village  – Museu do Natal

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber

São 2 andares, no andar debaixo fica a loja e no de cima fica um pequeno museu que mostra um pouco da história dos enfeites das árvores de Natal. A própria loja é encantadora com enfeites por todos os lados, do chão ao teto, luzes piscando, trenzinhos em movimento. Dá vontade de comprar tudo. Há enfeites de todos os preços, os mais baratinhos são a partir de 2 euros.

Walter Friedel Bakerei

Um das confeitarias mais tradicionais e reconhecidas. Uma das especialidades é a schneeballen. Nós fizemos uma aula, com o próprio chef Walter Friedel , para aprender como são feitas as tradicionais ‘bolas de neve”, super típicas na região e que ele vende para diversos locais em toda a Alemanha. Depois da aula, fizemos uma degustação no café da confeitaria, que fica no segundo andar!

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber

 

Rothenburg Museum (antigo Reichstadmuseum)

Rothenburg teve importância estratégica porque fica em uma região central de que servia de passagem. Chegou a ser capital da Alemanha por um curto período de tempo. O Rothenburg Museum conta bastante desta história e é o museu mais importante da cidade.O prédio onde está localizado o museu era um antigo convento.

Rothenburg ob der Tauber

Outro destaque é o acervo com armas, espadas e armaduras. Nós fomos recebido pelo diretor do museu Dr. Möhring que nos mostrou várias delas!

Rothenburg ob der Tauber

Mittelalterliches kriminalmuseum

O museu da justiça e do crime, são 4 andares com objetos e maquetes das cidades medievais onde eram praticadas diversas formas de punições, castigos e torturas. Algumas são bem impressionantes.O mais interessante são as pequenas maquetes mostrando como a tortura e as punições faziam parte da dinâmica e do dia a dia das pessoas, até pouco tempo atrás muitas delas era legais.

Rothenbrug od der Tauber

Rothenburg od der Tauber

Igreja de St. Jakobs (St. James)

Esta igreja luterana é bem central e começou a ser construída em 1311. Uma curiosidade sobre ela é que ela faz uma arco, passa por cima da rua. A igreja tem esculturas de um grande escultor do século XVI, Tilman Riemenschneider.

Rothenburg ob der Tuber

Tour guiado

Uma das maneiras de conhecer melhor a cidade e características curiosas é fazer o Nightwatch Man Tour. O guia faz o passeio caracterizado de nightwatch’s man, que seriam as pessoas responsáveis por ficar vigiando a cidade para ver se não havia nenhum incêndio. O tour é em inglês, dura cerca de 40 minutos e vale muito a pena para aprender mais sobre a cidade. Acaba sendo interessante para as crianças por causa da fantasia que ele usa e do ritmo tranquilo do passeio.

Rothenburg od der Tauber

Onde comer em Rothenburg ob der Tuaber

Restaurante do hotel Rappen: um dos mais tradicionais da cidade, a decoração é típica desta região da Alemanha. Alguns destaques são os pratos tradicionais swabian, schnitzel (bife a milanesa), spätzle, pfannkucken (uma espécie de panqueca salgada), cortes suínos regionais, e cerveja local. O restaurante também tem corte de carne argentino, medalhão de porco. Comemos muito bem.

Rothenburg ob der Tauber

Restaurante do hotel Reichsküchenmesteir: outra opção de restaurante para apreciar a culinária local muito bem preparada.Também tem ótimas opções internacionais e veganas. Está localizado bem no centro da cidade murada.

Rothenburg od der Tauber Rothenburg od der Tauber

Walter Friedel Bakerei: uma confeitaria tentadora para um café da manhã ou lanche da tarde. Não deixe de experimentar as “bolas de neve”.

Onde ficar em Rothenburg ob der Tauber

Nós ficamos hospedados no Rappen Hotel, um hotel tradicional e muito bem localizado. Ele está localizado a 2 minutos do Galgentor – uma das entradas da cidade murada.

O nosso quarto acomodava muito bem famílias com 2 adultos e 2 filhos em um apartamento de 2 andares com 1 cama, um sofá cama e dois banheiros (adoro quando tem 2 banheiros). Como ficamos no 5º andar e a maioria das casas são baixas, nossa vista era muito bonita.

Um dos destaques do hotel é o restaurante, Gastof, que além de ter um cardápio com pratos típicos da região muito gostosos, fica uma das construções mais antigas de Rothenburg.

Rothenburg ob der Tauber

Como chegar em Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg fica entre Frankfurt (180km) e Munique (250 km). É uma cidade e fácil acesso, as estradas são muito boas! Nós alugamos um carro e nossa viagem começou no aeroporto de Frankfurt. Alugue seu carro pela RentCars – nós alugamos um Vivaro da Opel com capacidade para 9 pessoas e bagageiro beeem grande.

Rothenburg ob der Tauber

Leia também:

 

Rothenburg ob der Tauber

Agradecemos ao turismo de Rothenburg ob der Tauber por nos receber e nos acomodar no Hotel Rappen.

Planejando uma viagem para a Europa? Não esqueça que o seguro viagem lá é obrigatório. Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.

ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here